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ALL e Brasil Ferrovias: escoamento de MT chega fácil a Santos
Com o esperado anúncio esta semana da compra da Brasil Ferrovias pela América Latina Logística (ALL), a concessionária que operava somente a malha sul no País, terá acesso ao Porto de Santos, o maior da América Latina. Hoje, a ALL atua somente nos portos de Paranaguá (PR), São Francisco do Sul (SC) e em Rio Grande (RS). Assim está nascendo a maior ferrovia em extensão do continente sulamericano - 21 mil quilômetros de trilhos do Centro-Oeste brasileiro à Argentina, abrangendo as maiores regiões produtoras de grãos.
Somente no Mato Grosso, maior produtor de soja do País, passam hoje pelos trilhos da Brasil Ferrovias 4 milhões de toneladas do grão, de uma produção de soja do estado, projetada em 17 milhões. Em torno de 24% da safra do MT é escoada por ferrovia até Santos (SP), 23% segue por via rodoviária até Paranaguá (PR), 38% é esmagada dentro do estado e 15% transportada por hidrovia para Porto Velho (RO).
Entretanto, a entrada da ALL na Brasil Ferrovias possibilitará o aumento da capacidade instalada, eliminando pontos de estrangulamento na ferrovia que atende o Mato Grosso e também o Mato Grosso do Sul, - com a Novoeste Brasil - para o escoamento da safra ao Porto de Santos. Neste ano já estavam previstos investimentos, pela Brasil Ferrovias, de R$ 300 milhões em melhoria da via permanente e mais R$ 350 milhões na conclusão do leasing de 70 locomotivas.
Somente no Mato Grosso, maior produtor de soja do País, passam hoje pelos trilhos da Brasil Ferrovias 4 milhões de toneladas do grão, de uma produção de soja do estado, projetada em 17 milhões. Em torno de 24% da safra do MT é escoada por ferrovia até Santos (SP), 23% segue por via rodoviária até Paranaguá (PR), 38% é esmagada dentro do estado e 15% transportada por hidrovia para Porto Velho (RO).
Entretanto, a entrada da ALL na Brasil Ferrovias possibilitará o aumento da capacidade instalada, eliminando pontos de estrangulamento na ferrovia que atende o Mato Grosso e também o Mato Grosso do Sul, - com a Novoeste Brasil - para o escoamento da safra ao Porto de Santos. Neste ano já estavam previstos investimentos, pela Brasil Ferrovias, de R$ 300 milhões em melhoria da via permanente e mais R$ 350 milhões na conclusão do leasing de 70 locomotivas.
Fonte:
Gazeta Mercantil
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/302171/visualizar/
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