Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 08 de Maio de 2006 às 17:30
Por: Patrícia Neves

    Imprimir


O secretário municipal de Educação, Desporto e Lazer (Smedel) de Cuiabá, João Pedro Valente, reuni-se esta semana com as equipes gestoras das Unidades de Ensino da rede para discutir a metodologia que deverá ser implementada na qualificação dos professores e as aplicações dos recursos do PDE (Plano de Desenvolvimento da Escola).

O PDE é uma ação do Governo Federal por meio do Fundo de Fortalecimento da Escola (Fundescola) em parceria com as secretaria estaduais e municipais de Educação das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O programa é financiado pelo Banco Mundial (Bird) com o objetivo promover um conjunto de ações para a melhoria da qualidade das escolas do ensino fundamental. O Governo Federal investe em Cuiabá cerca de R$ 154 mil anualmente no PDE. A contrapartida da prefeitura da Capital é da ordem de R$ 317 mil.

Ao elaborar o PDE, a escola realiza um diagnóstico de sua situação, identifica seus valores, define prioridades e, a partir disso, traça objetivos, estratégias, metas e planos de ação a serem alcançados a longo, médio e curto prazos.

Segundo o professor João Pedro Valente, as reuniões com as equipes gestoras das Unidades de Ensino têm o objetivo de discutir coletivamente as necessidades das escolas, bem como socializar as ações da Smedel. “Quando nós dialogamos com as escolas para a tomada de decisões, nós ouvimos aqueles que vivenciam mais de perto esse cotidiano. Dessa forma, atendemos melhor os interesses da comunidade escolar e erramos menos”, analisa.

As reuniões acontecerão de amanhã (9) até sexta feira, nas quatro regionais em que são divididas as Unidades de Ensino.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/302323/visualizar/