Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 07 de Maio de 2006 às 09:40

    Imprimir


A polícia israelense invadiu hoje uma casa palestina na cidade de Hebron, na Cisjordânia, para retirar colonos judeus acusados de terem tomado o local, em um teste para o governo no início do mandato do primeiro-ministro Ehud Olmert. A polícia convenceu as três famílias de colonos, incluindo mulheres e crianças, a deixar o local, mas teve de arrastar duas dezenas de adolescentes que se abrigaram na casa, que fica perto de um assentamento judaico fortemente vigiado na cidade bíblica.

As forças de segurança já haviam enfrentado dezenas de colonos na frente da casa, depois que eles jogaram bombas incendiárias e pedras do alto do prédio de três andares. A polícia prendeu 19 colonos e 17 guardas ficaram feridos.

"Vamos responder imediatamente em qualquer caso em que haja violação da lei e a qualquer tentativa de determinar fatos concretos no terreno", disse Olmert na primeira reunião do seu gabinete.

A casa não fica dentro do enclave de Hebron que Israel reconhece como um assentamento, e a ação deu uma amostra do que pode acontecer se Olmert implementar seu plano de impor as fronteiras definitivas de Israel até 2010, se não houver negociação de paz com os palestinos.

Os colonos entraram na casa no último mês, dizendo que ela foi comprada legalmente dos donos palestinos. Grupos palestinos negaram e suspeitaram de uma tentativa gradual de aumentar o assentamento, considerado um símbolo da ocupação.

A Suprema Corte de Israel ordenou na quinta-feira a saída dos colonos enquanto a decisão sobre a propriedade não for determinada.

A polícia disse que 41 colonos estavam dentro da casa e usou uma serra elétrica e marretas para entrar.

No ano passado, Israel retirou 9.000 colonos judeus da Faixa de Gaza e de uma parte do norte da Cisjordânia, enfrentando grande resistência, mas pouca violência.




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/302547/visualizar/