Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 06 de Maio de 2006 às 21:25

    Imprimir


O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, repetiu hoje que convocará um referendo sobre sua permanência no poder "até o 2031" se a oposição não participar das eleições presidenciais de dezembro ou não reconhecer sua reeleição. "Embora me acusem de querer me perpetuar no poder, vou perguntar a todo o povo: ''O senhor está de acordo com que Hugo Chávez seja presidente da Venezuela até 2031? Sim ou não?''", declarou Chávez em um ato no ocidental estado de Lara.

Na opinião do governante, as duras críticas da oposição contra a nova direção do Poder Eleitoral demonstram que seus adversários "estão preparando terreno" para boicotar as eleições presidenciais de 3 de dezembro.

"Já andam dizendo que a nova direção eleitoral) foi nomeada por Chávez, que é manipulada por Chávez, que a fraude já está montada", disse o governante no diante de seus seguidores.

O presidente voltou a manifestar sua confiança na "imparcialidade" dos novos cinco principais reitores do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), nomeados na semana passada pela Assembléia Nacional.

A nova direção do CNE foi plenamente rejeitada por parte da oposição, inclusive pelo partido social-democrata Ação Democrática (AD), que a considera pró-governista e ameaça boicotar as eleições presidenciais.

Outro setor opositor, que inclui alguns candidatos presidenciais, também expressou suas dúvidas sobre a imparcialidade do novo CNE e condicionou sua permanência na disputa eleitoral ao desempenho dos organizadores do pleito.

Chávez frisou que a oposição tem supostamente dois planos para boicotar as eleições presidenciais: um é voltar a retirar-se com o argumento de que faltam garantias no processo e o outro é gritar "fraude" e não reconhecer sua eventual reeleição.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/302576/visualizar/