Colheita da soja avança 7,9% no Médio-norte, diz Imea
A colheita da soja avançou cerca de 7,9% da área estimada em pouco mais de 3 milhões de hectares na região Médio-norte mato-grossense, segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). A região é principal produtora do Estado.
Sorriso é a cidade onde os trabalhos estão em ritmo mais acelerado. Na capital nacional do agronegócio a colheita já ocorreu em 10% da área estimada em 633,4 mil hectares. Já em Lucas do Rio Verde, os trabalhos foram finalizados em 9% da área estimada em 266,3 mil hectares.
Em Nova Mutum, onde os produtores estão trabalhando em parceria para evitar futuros prejuízos por conta das chuvas, a colheita ocorreu em 7% da área estimada em 385,3 mil hectares. O mesmo percentual foi identificado em Sinop (onde a área é de 118,8 mil hectares), Ipiranga do Norte (240 mil ha) e Tapurah (165,1 mil ha).
O levantamento leva em consideração as informações apuradas até esta quinta-feira (24). No Estado, a colheita já ocorreu em 7,1% dos 7,8 milhões de hectares estimados. Quando comparado com a safra anterior (2011/12), está 1,3 pontos percentuais a frente.
Conforme Só Notícias/Agronotícias informaram, a constante chuva está sendo motivo de preocupação dos produtores durante este período final dos trabalhos. No início desta semana, o presidente da Aprosoja Brasil, Glauber Silveira, usou o microblog dele para confirmar casos de perdas devido ao excesso de chuvas. Segundo ele, há "soja com alto nível de avariados chegando a 50%, produtores preocupados pois tem muita soja em colheita", descreveu.
Comentários