Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 05 de Maio de 2006 às 23:20
Por: Luciene Oliveira

    Imprimir


Iniciou nesta sexta-feira (5), mais uma etapa do curso de capacitação para famílias assentadas pelo Programa Nossa Terra, Nossa Gente. Desta vez, cerca de 122 famílias serão beneficiadas na região Oeste do Estado.

O curso começou pelas vilas rurais Fitoterápicos e Hortas, em Mirassol D’Oeste (300 km a Oeste), onde 50 famílias receberão, durante três dias, instruções de como aproveitar a potencialidade dos alimentos, dicas de armazenamentos, fabricação de doces, salgados, velas artesanais, sabão caseiro, sabonete líguido e confecção de arranjos decorativos

Na segunda-feira (08), inicia o treinamento para 26 famílias da vila São Pedro, em Figueirópolis D’ Oeste (406 km a Oeste), e em seguida, a partir de quarta-feira (10), será levado para o município de Porto Esperidião (326 km a Oeste), com 46 famílias beneficiadas na vila rural Domingos José de Moraes.

O treinamento intitulado “Ensinando e Aprendendo”, é realizado por técnicos do Intermat, e é direcionado as mulheres das pequenas propriedades para estimular a venda da produção rural e proporcionar melhorias na alimentação da família.

O diretor de Assentamento do Intermat, Sidney Durante, assinala que a proposta busca a valorização dos recursos naturais da terra, criando alternativas de renda para complementar o orçamento doméstico das famílias, com a venda de produtos cultivados e confeccionados dentro do assentamento. “Se eles aprenderem que dá para aproveitar tudo o que eles plantam e colhem nos lotes, a renda da família poderá aumentar significativamente e melhorar ainda mais a qualidade de vida”, disse o diretor.

“Todo o material utilizado é encontrado nas propriedades”, complementa a professora Aparecida Ribeiro Moya.

A capacitação utiliza substâncias e técnicas já conhecidas do homem do campo para melhorar a agricultura de subsistência e agregar mais valor ao que produzem. Com isso estimula a geração de renda e a criação de pequenas empresas familiares ou mesmo a formação de associações ou cooperativas para comercialização da produção agrícola.

O treinamento já qualificou cerca de 577 mulheres dos projetos de assentamentos criados nos municípios de Poconé, Alta Floresta, Paranaíta, Arenápolis e Pontal do Araguaia, São Félix do Araguaia, Tabaporã, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Pontes e Lacerda e Porto dos Gaúchos.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/302802/visualizar/