Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 05 de Maio de 2006 às 10:48

    Imprimir


A área cultivada de flores tropicais, folhagens e plantas ornamentais em Mato Grosso deve alcançar um crescimento de 30% até dezembro de 2008, assim como o mix de produtos deverá ser ampliado em 35% no mesmo período. Esses são os resultados previstos no Acordo de Resultados do Projeto de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva de Flores Tropicais, Folhagens e Plantas Ornamentais que será assinado nesta quinta-feira (5), às 14 horas, no Centro de Eventos do Pantanal, pela Associação Floral Mato-grossense (AFM), Sebrae no Estado e vários outros parceiros.

O acordo de resultados vai possibilitar a entrada do projeto na Gestão Estratégica Orientada para Resultados (Geor), metodologia adotada pelo Sebrae e parceiros, cujo objetivo é possibilitar o acompanhamento e o monitoramento das ações, permitindo verificar se os resultados definidos pelos empresários atendidos estão sendo alcançados.

O documento prevê uma série de ações de logística, governança, marketing, mercado, informação, capacitação, interação, tecnologia e pesquisa. Entre elas estão a criação de uma central de comercialização, montagem de um show room em Cuiabá e estandes em feiras e eventos, implantação de paisagismo tropical em uma praça da capital, levantamento das tendências de mercado e das necessidades dos designers florais, identificação de novos mercados, criação de um site da cadeia produtiva, qualificação de mão-de-obra, implantação de um centro de fornecimento de mudas, entre outras.

Para o produtor e presidente da AFM, Jenz Prochnow, a assinatura do acordo é o fechamento das ações para o período de 2006 a 2008. "A partir de agora nós vamos ter um norte, vamos saber aonde queremos e poderemos chegar", resume.

Segundo ele, desde o início dos trabalhos com a cadeia de flores tropicais e folhagens em 2003, muito conhecimento sobre o setor foi trazido para Mato Grosso com a realização de eventos como seminários, palestras, cursos, missões técnicas, participação em feiras e eventos, organização do setor, projetos para aumentar a produção e produtividade. O professor Jenz, como é conhecido, produz flores tropicais e folhagens de corte, mudas para paisagismo, especialmente palmeiras, e rizomas.

Os cinco produtores especializados em flores tropicais e folhagens que atuam em Mato Grosso produzem mais para multiplicação de mudas. A área cultivada com estas espécies é de cinco hectares e a produção de flores de corte e folhagens ainda é incipiente, atendendo parte do mercado local. "A previsão é de que em 2007 tenha início uma produção em escala para atingir um mercado mais amplo", explica Aureliano da Cunha Pinheiro, técnico do Sebrae em Mato Grosso e gestor do projeto de flores.

O Estado produz ainda flores temperadas em seis hectares, incluindo variedades de corte – gladíolos, crisântemos, rosas, gérberas, tango e gipsófilo – e de vasos – gérberas, margaridas, crisântemos, rosas e minirosas. Além disso, existem produtores de mudas.





Fonte: 24Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/302920/visualizar/