Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 04 de Maio de 2006 às 13:51
Por: Áureo Germano

    Imprimir


A Polícia Federal prendeu nesta quinta-feira os ex-deputados federais Carlos Rodrigues (PL-RJ) e Ronivon Santiago (PP-AC), acusados de envolvimento em um esquema especializado em fraudar procedimentos públicos para a compra de ambulâncias. Eles foram presos na manhã desta quinta-feira durante a "Operação Sanguessuga". Segundo a polícia, no total 48 pessoas foram detidas em todo o país.

Segundo a assessoria de imprensa da PF, também foram detidos sob a acusação de envolvimento no crime assessores do líder do governo no Senado, Ney Suassuna (PMDB-PB), e dos deputados federais Laura Carneiro (PFL-RJ) e João Mendes de Jesus (PSB-RJ). A PF realizou ainda a prisão de um assessor do Ministério da Saúde. Nenhum deles teve o nome revelado.

Além dos ex-deputados, são investigados, outros parlamentares que contam com foro privilegiado, segundo informou à Reuters uma fonte ligada a apuração.

Rodrigues, que renunciou ao seu mandato no ano passado após ser acusado por envolvimento no chamado esquema do mensalão, entregou-se no final da manhã na Superintendência Regional da PF em Brasília. Ronivon, que foi cassado no fim do ano passado pela Justiça Eleitoral por envolvimento em compra de votos no governo Fernando Henrique Cardoso, foi preso em Cuiabá.

Conforme a assessoria da PF, a quadrilha agia há cinco anos. O esquema de desvio de recursos públicos contaria com a participação de parlamentares e assessores no Congresso que se mobilizavam na elaboração de emendas ao orçamento da União para comprar ambulâncias para municípios de diversos estados.

Após receber sinal verde do Ministério da Saúde os recursos eram, segundo as investigações, repassados aos municípios que realizavam as compras superfaturadas das ambulâncias com dispensa de licitação.

Apontado como líder do esquema, o empresário Darsy Verdoin, proprietário da Planan — que monta os equipamentos — também foi preso em Brasília. O esquema fraudulento, segundo a PF, envolvia outras empresas fantasmas.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/303123/visualizar/