Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 04 de Maio de 2006 às 11:43

    Imprimir


Os próximos estados que terão suas redes de pontos de mapeamento atendidas pelo acordo são Mato Grosso, Amazonas e Rondônia. O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) assinaram um acordo para integrar, melhorar e expandir as redes de mapeamento por satélite dos dois órgãos. O primeiro estado a ser atendido pelo acordo é o Pará, que tem vários problemas de demarcação de terras e possui poucos aparelhos para medi-las por meio de satélite.

O acordo de cooperação também prevê a integração da Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo do IBGE e a Rede Incra de Bases Comunitárias do GPS. Antes, vários pontos geográficos demarcados pelo Incra não eram considerados pelo IBGE. Com o acordo esses pontos serão reconhecidos pelo IBGE.

O diretor de Ordenamento da Estrutura Fundiária do Incra, Marcos Kowarick, explica que o acordo vai trazer vários benefícios, entre eles um baixo custo para demarcar as terras. "A melhoria, expansão e integração dessa rede vai permitir que os custos de demarcação de terras, de levantamentos, principalmente na zona rural, fiquem mais baratos e mais precisos. Vai ampliar a precisão e diminuir o custo", afirmou.

Além das melhorias na rede de mapeamento, o acordo prevê a inclusão das coordenadas do mapeamento no Banco de Dados Geodésicos e ajudar na elaboração de bases cartográficas. Os dados poderão ser obtidos no site do Incra e do IBGE, segundo informou Kowarick.





Fonte: 24Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/303149/visualizar/