Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 03 de Maio de 2006 às 16:21

    Imprimir


O produtor Sérgio De Marco, de 53 anos, assume nesta sexta-feira (5), a presidência da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa) para o biênio 20062008, em substituição a João Luiz Ribas Pessa. A cerimônia de posse será realizada às 20 horas, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, na qual empossará Gilson Ferrúcio Pinesso como vice-presidente e também diretores e presidentes dos sete núcleos regionais da entidade.

Eleita dia 19 de abril deste ano, na Agrishow Cerrado, em Rondonópolis, fazem parte da nova diretoria da Ampa: Álvaro Salles (1° tesoureiro), Gilberto Flávio Goellner (2° tesoureiro), Orcival Gouveia Guimarães (1° secretário), José Maria Bortoli (2° secretário), Carlos Ernesto Augustin, Sérgio Nogueira, Cirineu Aguiar (conselheiros fiscais titulares), Odenir Ortolan, Claudino Marin, Paulo Machado (conselheiros fiscais suplentes). Integram o conselho consultivo: Blairo Maggi, Adilton Sachetti, José Pupin e João Luiz Pessa.

Como meta de trabalho para sua gestão, De Marco anunciou que reforçará o trabalho iniciado por João Pessa, que focou a promoção do algodão mato-grossense no exterior.

“Vamos dar continuidade ao trabalho que o João Luiz Pessa fez à frente da Ampa, assim como o Pupin (José Pupin), o Adilton (Sachetti) e também o Blairo (Maggi) - ex-presidentes da Ampa -, fizeram e acima de tudo dar continuidade de orientar o produtor de como ele vai plantar, a que custo ele vai plantar, a que preço vai vender, e vamos fazer uma luta muito grande pra baixar custo, reduzindo óleo, reduzindo tributação. Sei que temos dificuldade, mas sei que vamos superá-los”, adiantou Sérgio.

De Marco disse ainda ter como meta valorizar e incentivar as ações desenvolvidas pelo Instituto Algodão Social (IAS). Criado em setembro do ano passado pela Ampa, o objetivo do instituto é conscientizar e orientar os agricultores do setor algodoeiro para buscarem um grau de excelência nas relações de trabalho com responsabilidade social, visando a certificação do produto brasileiro para obter êxito no comércio interno e externo.

De setembro a abril deste ano, o IAS atendeu 158 produtores e 201 fazendas foram diagnosticas com o levantamento das relações de trabalho e adequações legais das medidas, conforme a legislação trabalhista. Foram produzidos 183 relatórios elaborados pelos 15 técnicos das cinco equipes móveis integradas por dez profissionais na área de segurança, saúde e meio ambiente do trabalho, além de cinco técnicos em recursos humanos.

“Esse trabalho que o IAS vem fazendo é fundamental pra nós, ensinando o que o produtor tem que fazer e como fazer, e graças a Deus o produtor está aderindo, é importantíssimo. O IAS podemos dizer que é uma cria da Ampa”, afirmou De Marco.

Fundada em setembro de 1997, a Ampa representa mais de 350 produtores. A associação tem como finalidade congregar os produtores de algodão do Estado de Mato Grosso com o objetivo de incentivar a produção da pluma dentro de conceitos que induzam à qualidade e produtividade dessa cultura, com respeito ao meio ambiente. Visa ainda estimular a criação de mecanismos de comercialização do produto no Estado, e a exportação para outros Estados e para o exterior, entre outras atividades.

Currículo - Natural de Chapecó (SC), Sérgio De Marco, é casado com Ivete Brizot De Marco e tem dois filhos. Pertencente a uma família de agricultores, começou a carreira em Chapecó como gerente da Extra Fino, empresa precursora da Ceval, que foi posteriormente incorporada pela Bunge Alimentos.

Permaneceu nesta posição até os 26 anos, de onde saiu para constituir, em sociedade com o irmão, uma empresa para comercialização de combustíveis e outra especializada em transporte frigorífico no Oeste Catarinense. Atuou como Presidente do Lions Clube de Chapecó, desenvolvendo várias ações comunitárias naquela localidade.

Em 1983 transferiu-se para Rondonópolis, onde reside há vinte e dois anos, desenvolvendo atividades agropecuárias na região. Em 1997, acompanhando os bons resultados do algodão no cerrado de Mato Grosso, o Grupo BDM - Brizot De Marco, no qual participa em uma sociedade familiar, ingressou nessa nova cultura em Campo Verde. Atualmente cultiva soja, milho e algodão na região sul do estado.

Desde setembro de 2005, De Marco preside a Câmara Setorial do Algodão, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Cooperativa dos Produtores de Algodão de Rondonópolis (Coopercotton). Há dois anos preside a Cooperativa de Seguro de Transporte do Algodão (Coosealgo). Hoje (3), foi eleito vice-presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa).





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/303315/visualizar/