Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 03 de Maio de 2006 às 15:57

    Imprimir


Os Estados Unidos reiteraram hoje à guerrilha maoísta do Nepal que deve abandonar as armas e se unir à política, agora "que tem uma boa oportunidade", após as mudanças no sistema de Governo ocorridas no país.

O subsecretário de Estado dos EUA para o Sul e o Centro da Ásia, Richard A Boucher, afirmou que "a única fórmula para mudar a qualificação de terroristas que pesa sobre os maoístas é que abandonem as armas e que se unam ao processo político".

Na semana passada o rei Gyanendra restaurou o Parlamento respondendo às reivindicações dos sete partidos da oposição, após 19 dias de greve geral e protestos pacíficos, onde pelo menos 16 manifestantes foram mortos pelas forças de segurança.

Em seu último dia de visita oficial ao país, Boucher disse que os EUA estão dispostos a apoiar o Nepal nas áreas política, econômica e de segurança e acrescentou que a decisão depende do atual Governo.

"Falaremos com os líderes políticos para ver como podemos apoiar o processo político, como podemos ajudar nas necessidades econômicas do Nepal e como apoiar o país em termos de segurança, incluindo ajuda ao Exército Real do Nepal", afirmou Boucher.

O subsecretário concluiu afirmando que "em todas estas áreas os líderes políticos terão que dizer o que necessitam e quando querem receber a ajuda".

Os Estados Unidos suspenderam a ajuda militar ao Nepal em fevereiro de 2005, quando o rei Gyanendra assumiu o poder absoluto do país.

Boucher disse que a decisão sobre a ajuda que será dada ao Nepal será tomada após consultar a Índia, para onde viajou após deixar Katmandu.

Durante sua visita de dois dias, o subsecretário americano se reuniu com o primeiro-ministro Girija Prasad Koirala e o chefe do Exército, Pyar Jung Thapa, além de outros líderes políticos.

Boucher deixou o país sem visitar o rei Gyanendra.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/303327/visualizar/