Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 03 de Maio de 2006 às 09:11

    Imprimir


O Instituto de Metrologia e Qualidade de Mato Grosso (Imeq) iniciou ontem a verificação periódica dos taxímetros instalados nos táxis de Cuiabá e Várzea Grande. A inspeção será realizada até 12 de maio no pátio do Imeq, no Distrito Industrial da capital.

A frota estimada de táxi é de aproximadamente 1.200 entre as duas cidades. A maior preocupação é saber em que condições estão os taxímetros, especialmente no que diz respeito à legibilidade dos números. “O objetivo é verificar se o equipamento instalado no táxi faz a leitura certa em relação a distância e o valor”, disse o coordenador de Cargas Perigosas do Imeq, Bento Francisco Bezerra.

Conforme Bezerra, durante a vistoria também são verificados o lacre, o visor dos taxímetros e as condições dos pneus. “Com esta inspeção queremos garantir uma concorrência justa e proteger o consumidor”.

Taxista há 25 anos, Elídio Marquesini acredita que a vistoria é uma foram de combater os clandestinos. “É uma forma de eliminar os ilegais, que toma o nosso passageiro e não paga taxas”, disse.

O não comparecimento no período especificado da inspeção, que vale até 2007, resultará nas penalidades previstas na portaria nº 201/2002 do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e na Portaria nº 003/2006 do Imeq. A portaria do Inmetro estabelece que todo taxímetro, em uso no território brasileiro, deve ser obrigatoriamente submetido à verificação periódica anual e que devem ser construídos prevendo-se a fácil adequação às características de cada Estado. Para vistoria, os proprietários de táxi devem apresentar o certificado DOC-12, que comprova que o taxímetro é devidamente verificado periodicamente e o porte obrigatório do veículo (CLV).





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/303439/visualizar/