Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Terça - 02 de Maio de 2006 às 15:00

    Imprimir


A partir de 2007 a Birdlife International deverá iniciar estudos para mapeamento das áreas prioritárias para conservação de espécies de aves na Amazônia, Cerrado e Pantanal. O coordenador do programa de áreas prioritárias, biólogo Pedro Develey esteve na semana passada nas matas do Parque Estadual na RPPN Cristalino Cristalino acompanhado do fotógrafo especializado em aves, Edson Endrigo para conhecer a diversidade existente na região. A Birdlife tem sede na Inglaterra e foi criada em 1922 a partir de um protesto pelo uso de penas de aves nos chapéus femininos da época. Atualmente a instituição trabalha em parceria com ongs de 100 países distribuídos pela América, Europa, Oriente, África e Ásia.

Sua missão é garantir a conservação de habitats onde existem espécies ameaçadas.

O Brasil é o terceiro em número de espécies de aves mas é o primeiro em espécies ameaçadas. Ao todo são 118 espécies em perigo, com destaque para a mata atlântica. Pedro ressalta que na Amazônia a situação é favorável mas a pressão da monocultura no entorno da floresta tem preocupado os especialistas. No Cristalino, o biólogo alerta para a conservação do gavião Uiraçu Falso(Morthurus). A ave é rara, do tamanho da Harpia(gavião real) e avistado recentemente nas matas do Cristalino.

“Se fala muito do Cristalino em todo o mundo justamente pela alta diversidade de espécies que se dá em função do isolamento da área, alta produção de frutos pela riqueza do solo, diversidade de habitats, presença de ilhas e serras e o estado de conservação da área’, explica. Um dos fatores detectados por Pedro para explicar o surgimento de espécies raras e endêmicas é a presença de tabocais onde são encontrados insetos e lagartas específicas que servem de alimentos para estas aves, como por exemplo a Choca da Taquara(Drymophila).

A Birdlife International é a organizadora e responsável técnica pela produção da lista das aves globalmente ameaçadas . O trabalho é feito em parceria com a IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza, na sigla em inglês), e que apresentou a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas em 2004.

Este ano, a instituição lançou a publicação “Áreas Importantes para a Conservação das Aves no Brasil’- Parte I – Mata Atlântica com uma lista atualizada das espécies e cuidadosamente fotografados por Edosn Endrigo. O livro ganhou um prefácio do príncipe Charles da Inglaterra. Nesta primeira visita em Mato Grosso, o coordenador do programa de áreas prioritárias anunciou a participação do Cristalino nos estudos da Birdlife de mapeamento das espécies de aves previsto para iniciar no ano que vem e que irão compor uma nova publicação com foco nas aves da Amazônia.

Novas publicações

O ornitólogo Edson Endrigo, especialista em fotografias de aves e autor do Guia de Aves de São Paulo esteve no Cristalino com Pedro Develey para fotografar aves que deverão fazer parte do livro de arte de” Aves da Amazônia,” parte de uma coleção de publicações dos biomas brasileiros. Das 1800 espécies existentes no Brasil , Endrigo já registrou mais de mil espécies.





Fonte: 24Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/303570/visualizar/