Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 01 de Maio de 2006 às 15:09

    Imprimir


Todo potencial turístico de Mato Grosso foi dividido em oito propostas de roteiros que contemplam as riquezas dos três ecossistemas que compõem o Estado. Cerrado, Pantanal e Amazônia oferecem aos turistas aventuras ecológicas, opções culturais, passeios místicos e ecológicos e variedades gastronômicas.

As oito opções são apresentadas nos Roteiros Integrados de Turismo de Mato Grosso, lançados oficialmente na manhã deste domingo(30/04), durante a 13 Festa do Pantanal. Eles serão apresentados no Salão do Turismo 2006-Roteiros do Brasil, entre os dias 2 e 6 de junho próximo, na Expo Center, em São Paulo.

Durante a solenidade de lançamento, a secretária de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso, Yêda Assis, apresentou um vídeo aos representantes dos municípios mato-grossenses com os roteiros do Pantanal à Amazônia, Xingu (Etnoturismo Indígena), Travessia do Pantanal, Eventos e Negócios, Águas Termais e da Aventura, Místico, Caminhos de Rondon no Chapadão dos Parecis e Rota Pantanal Pacífico.

“Esses roteiros são frutos do trabalho que fizemos para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Turismo, eles foram estabelecidos a partir dos estudos e de muita discussão com todos os municípios”, salientou a secretária.



Roteiros

Uma das opções mais exóticas dos Roteiros Integrados de Turismo apresenta a diversidade dos povos indígenas de Mato Grosso, o Roteiro Xingu. Ente o Cerrado e a Amazônia, o etnoturismo indígena oferece várias opções para quem aprecia as raras belezas de aldeias do Estado. Uma delas é a Aldeia Alternativa da Associação Pixawene (etnias Wataurá e Trumai), localizada no município de Feliz Natal ( 620 km ao Norte de Cuiabá). A aldeia foi construída exclusivamente para atender os turistas, em uma Reserva de Proteção Natural. A área foi doada por um fazendeiro e os índios criaram a associação Puwira Wenw, para o desenvolvimento de projetos de turismo indígena.

A tranqüilidade das águas termais dos balneários mato-grossenses é outra opção selecionada pelos Roteiros Integrados de Turismo. Eles também oferecem o turismo de aventura que possível ser praticado nas abundantes cachoeiras do Cerrado que possibilitam a prática de esportes como raffing e rapel.

As belezas do Pantanal estão contempladas em três propostas dos roteiros. Na Rota Pantanal Pacífico é possível apreciar, por exemplo, as ruínas de Vila Bela da Santíssima Trindade (521 km a Oeste de Cuiabá). Na Travessia do Pantanal, a aventura pode começar com um city tour e fazer vistas às fazendas históricas do município de Cáceres (225 km a Oeste de Cuiabá), um dos oito que margeiam o Pantanal. Já no roteiro Pantanal à Amazônia, o turista tem o privilégio participar de cavalgadas e caminhadas, pode observar a fauna e a flora, fazer passeios de barcos e saborear pratos a base de peixes nas pousadas da região.

“O que a Sedtur está fazendo, com a elaboração desses roteiros e criando novas alternativas, vai alavancar a economia dos municípios, facilitando cada um a explorar suas potencialidades turísticas”, avaliou Valtenir Arana, secretário de Turismo do município de Guarantã do Norte (715 km ao Norte de Cuiabá) e secretário geral do Conselho Regional de Turismo do Pólo da Amazônia. De acordo com a secretária Yêda Assis, os roteiros estão disponibilizados em bancos de imagens impressas e digitais e todos os municípios de Mato-Grosso receberão o material gratuitamente.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/303741/visualizar/