Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 01 de Maio de 2006 às 15:06

    Imprimir


Além da comercialização de seus produtos, expositores de Pontes e Lacerda, Comodoro, Vale do São Domingos e Conquista D’Oeste estão comemorando a divulgação que esses municípios tiveram durante a 13ª Festa Internacional do Pantanal. Segundo a professora e artesã Alcione Fornarolli, de Pontes e Lacerda, os trabalhos que ela expôs nesses últimos quatro dias lhe renderam convite para representar o artesanato do município na cidade do Rio de Janeiro, ainda neste ano.

“O convite foi feito pelo secretário de Turismo do Rio de Janeiro, que nos visitou e disse ter ficado encantado com nosso trabalho. Agora eles devem entrar em contato com nossa secretária de Turismo de Pontes e Lacerda, Luzia Elaine, para que seja oficializado, inclusive com a data definida”, afirmou Fornarolli.

O artesanato de Pontes e Lacerda, que está exposto na Festa do Pantanal, é concentrado em bijuterias e outros produtos femininos, feitos genuinamente à base de matéria-prima natural, típica da região do Vale do Guaporé, como colares de coco de babaçu, semente de seringa, semente do falso guaraná, conta de lágrima, bambu, entre outros.

“Teve até um representante da embaixada do Peru que esteve aqui e encomendou um colar para dar de presente à esposa”, conta orgulhosa a artesã. Turismo indígena

Expositores de Comodoro e Conquista D’Oeste descobriram na 13ª Festa Internacional do Pantanal que o caminho mais promissor para o turismo dos dois municípios é formatar roteiros com temas indígenas.

“Essa é a nossa segunda participação nesta festa e este ano, além do estande, tivemos a grata conclusão de que devemos formatar o mais breve possível produtos que mostrem a cultura dos nossos índios nhanbykuaras, que hoje ocupam 62% da dimensão de Comodoro”, disse o secretário de Turismo, Cultura e Meio Ambiente do município, Davi Moraes. Ele acrescenta que uma das grandes atrações indígenas da região é Festa da Menina Moça, uma espécie e ritual que autoriza o casamento das índias.

A situação é idêntica à de Conquista D’Oeste, conforme salientou Joelma Leal, secretária municipal de Turismo. “Nós trouxemos, inclusive, dois índios aqui para o estande e foi incrível. As pessoas passavam aqui e diziam: Ei, eles são índios de verdade?”, lembrou a secretária.

Agora, segundo ela, a Secretária de Turismo de Conquista D’Oeste irá priorizar o turismo indígena juntamente com a apicultura, outra peculiaridade do município. “Lá temos os nhanbykuaras e os parecis, que são povos que ocupam 51% da dimensão de todo o município”, completou Joelma Leal, acrescentando que a 13ª Festa Internacional do Pantanal foi de vital importância para a divulgação dos atrativos de Conquista.




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/303747/visualizar/