Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 01 de Maio de 2006 às 14:10

    Imprimir


Com os relógios parados para poder continuar as negociações além do prazo estabelecido, o governo e os grupos rebeldes do Sudão têm mais 48 horas para aprovar um acordo de paz para a região de Darfur.

A extensão do prazo, inicialmente fixado para a meia-noite deste domingo, foi anunciada pouco depois desse horário pelo chefe da equipe de mediação da União Africana, Salim Ahmed Salim, com a esperança de que em dois dias o acordo seja alcançado.

"Se nós nos retirarmos agora, sem um acordo de paz, o mundo não nos perdoará", disse Salim. "Pararemos o relógio pelas próximas 48 horas para permitir mais conversas entre as partes", declarou o mediador na sede das negociações, na capital da Nigéria, Abuja.

A guerra de Darfur explodiu em fevereiro de 2003, quando os grupos rebeldes dessa região do oeste do Sudão pegaram em armas para protestar contra a pobreza e a marginalização da região, fronteiriça com o Chade.

Desde então, cerca de 200 mil pessoas morreram e quase dois milhões foram forçados a abandonar seus lares e se alojar em campos de refugiados no Sudão e no Chade, o que desatou o pior desastre humanitário deste século.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/303756/visualizar/