Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 30 de Abril de 2006 às 09:24

    Imprimir


O governo do Sudão aceitou neste domingo a proposta da União Africana para paz em Darfur, disse um comunicado. "O governo... deseja confirmar sua decisão de aceitar formalmente este documento e sua disposição de assiná-lo", disse um comunicado de Majzoub al-Khalifa, chefe da equipe do governo nas negociações de paz em Abuja, na Nigéria.

"O governo deseja confirmar seu comprometimento total com a implementação do acordo em boa fé. A delegação também está totalmente convencida de que quaisquer dificuldades que possam surgir nos estágios de implementação podem ser resolvidas por consenso entre todas as partes."

Os rebeldes ainda não responderam oficialmente ao documento de 85 páginas, mas diversos de seus líderes reclamam que o texto não responde às suas exigências, principalmente na questão de divisão do poder.

O comunicado do governo é a mais recente tentativa de convencer os rebeldes a desistirem de algumas exigências e de aderirem aos mecanismos de resolução do conflito contidos no acordo.

Este domingo é o prazo final estabelecido pela União Africana para a finalização dos dois anos de neogicações para acabar com o conflito no oeste do Sudão.

Dezenas de milhares de pessoas morreram desde que os rebeldes começaram uma luta armada contra o governo, em 2003, e mais de 2 milhões tiveram que abandonar suas casas.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/303864/visualizar/