Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Domingo - 30 de Abril de 2006 às 08:55

    Imprimir


O governador do Estado de Mato Grosso, Blairo Maggi, e o prefeito Municipal de Cuiabá, Wilson Santos, vão assinar convênio de R$ 1.420 milhão para construção de 216 novas casas populares.



Os imóveis serão destinados às famílias que se encontram próximas aos córregos da capital, consideradas áreas de risco, e que precisam ser remanejadas por exigência do Ministério Público Estadual (MPE) ou pelos prejuízos causadas pelas enchentes. A assinatura do convênio será terça-feira (02), às 17 horas, na Praça das Bandeiras, em comemoração à Semana de Mato Grosso.



As tratativas para liberação dos recursos foram intermediadas pelo deputado estadual Carlos Brito (PDT), em atendimento ao presidente da Agência Municipal de Habitação de Cuiabá, Júlio Pinheiro. O pedido do parlamentar foi feito em audiência com o governador Blairo Maggi e com o secretário de Infra-Estrutura Vilceu Marchetti.



Serão construídas 189 casas no Jardim União e 27 no Residencial Sonho Meu, região do Pedra 90 e, segundo Brito, serão destinadas às 130 famílias da ocupação denominada “Águas Nascentes”, notificadas pelo MPE, e à 86 famílias do “Ouro Fino”, “Lagoa Azul” e outras localidades, prejudicadas pelas enchentes.



Carlos Brito explicou que os recursos para construção das casas serão viabilizados em parceria pela Caixa Econômica Federal (CEF) e Governo do Estado, através das Secretarias de Infra-estrutura (Sinfra) e de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs).

Brito salientou ainda que a União da Associação dos Moradores (UCAMB e UCAM) apóia o trabalho da Prefeitura de Cuiabá, que fará o remanejamento das famílias, mediante cadastro já realizado, e que solucionará de forma definitiva os problemas dessas famílias, além da preservação ambiental. “Tão logo as famílias mudem, as atuais moradias serão demolidas e as áreas protegidas, para que não haja novas edificações”.

Casas serão construídas por reeducandos

As 216 casas fazem parte do programa estadual Nova Chance e serão construídas pelo reeducandos da Penitenciária Pascoal Ramos, em Cuiabá. Os detentos são selecionados e capacitados pela empresa Jet Casa.

O Programa Nova Chance já beneficiou, em 2005, cerca de 250 famílias carentes, que moram atualmente no Residencial Sonho Meu, e possibilitou a reintegração de 47 detentos, que construíram os imóveis. Através do Programa, os presos têm um dia de pena reduzido a cada três dias trabalhados. “O Nova Chance é um processo importante que ajuda na redução de custo para a construção das casas por utilizar mão-de-obra prisional e englobar ainda a reintegração e ressocialização do presidiário”, opina Carlos Brito, idealizador do projeto.




Fonte: 24Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/303875/visualizar/