Produtores rurais interditam trecho da MT 170
Os produtores bloquearam vários trechos da BR-163, impedindo o tráfefo de veículos que transportam produtos agrícolas. Em Campo Novo do Parecis, os produtores rurais bloquearam a MT 170 na altura do parque de exposições do município.
Os manifestantes reivindicam a redução da taxa de juros, a desoneração tributária, a importação de agroquímicos, a reduçaõ do valor no óleo diesel, do frete - que, segundo os produtores, hoje compromete 50% do custo de produção -, e a definição da ferrugem asiática como epidemia, um seguro rural compatível com a realidade do setor e investimentos em infra-estrutura.
"A política macroeconômica do governo está tirando a nossa competitividade. A taxa de juros alta faz com que o real fique super valorizado frente ao dólar, o preço do combustível, é um item importante na nossa pauta de produção, pagamos aqui 50% a 70% a mais que os nosso vizinhos da Argentina no preço dos defensivos, ninguém suporta a carga tributária , pagamos 38% do consumo em impostos e há um total descaso com a nossa infra-estrutura", declarou Homero Pereira, presidente da Federaçaõ da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato).
O município de Rondonópolis deve aderir ao protesto na semana que vem. Os produtores prometem manter a manifestação até a próxima quarta-feira(03). os Estados de Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Rondônia já aderiram ao protesto, enquanto Goiás dá início à mobilização na próxima terça-feira(2).
Comentários