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Seduc e Funai definem participação em conferência
Mato Grosso é o primeiro Estado da Federação a debater a implantação da Educação Indígena no Plano Estadual de Educação. A afirmação é da coordenadora-geral de Educação da Fundação Nacional do Índio (Funai), Maria Helena Fialho.
Para garantir essa ação, a coordenadora da Funai e a secretária-adjunta de políticas Educacionais da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Marta Maria Pontin Darsie, definiram nesta quinta-feira (27.04) a participação de 100 representantes indígenas na Conferência Estadual de Educação, que será realizada entre os dias 9 e 13 de maio.
“O Estado é pioneiro em várias ações indígenas. Foi assim na criação de um curso superior indígena (o 3º Grau Indígena), na instituição do Conselho Escolar Indígena e agora na implantação da Educação Indígena no Plano Estadual de Educação”, ressaltou Maria Helena Fialho.
Para a participação dos representantes indígenas, oriundos de várias etnias mato-grossenses, ficou acertada entre as duas instituições a divisão das despesas. “Serão os professores-índios que irão discutir e definir a Educação Indígena no Estado. Esse é um exemplo”, disse a presidente do Conselho de Educação Indígena, Francisca Novantino Pareci.
Concurso
Durante a reunião também ficou definido que a Funai dará suporte à Seduc na realização do concurso público para professores indígenas, para o provimento de 80 vagas.
“A Funai ficará responsável pelas orientações sobre o processo de inscrições e pela realização das provas”, explicou Marta Darsie, ao adiantar que, para se candidatar, os índios devem ter Ensino Superior.
Para garantir essa ação, a coordenadora da Funai e a secretária-adjunta de políticas Educacionais da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Marta Maria Pontin Darsie, definiram nesta quinta-feira (27.04) a participação de 100 representantes indígenas na Conferência Estadual de Educação, que será realizada entre os dias 9 e 13 de maio.
“O Estado é pioneiro em várias ações indígenas. Foi assim na criação de um curso superior indígena (o 3º Grau Indígena), na instituição do Conselho Escolar Indígena e agora na implantação da Educação Indígena no Plano Estadual de Educação”, ressaltou Maria Helena Fialho.
Para a participação dos representantes indígenas, oriundos de várias etnias mato-grossenses, ficou acertada entre as duas instituições a divisão das despesas. “Serão os professores-índios que irão discutir e definir a Educação Indígena no Estado. Esse é um exemplo”, disse a presidente do Conselho de Educação Indígena, Francisca Novantino Pareci.
Concurso
Durante a reunião também ficou definido que a Funai dará suporte à Seduc na realização do concurso público para professores indígenas, para o provimento de 80 vagas.
“A Funai ficará responsável pelas orientações sobre o processo de inscrições e pela realização das provas”, explicou Marta Darsie, ao adiantar que, para se candidatar, os índios devem ter Ensino Superior.
Fonte:
A Gazeta
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/304044/visualizar/
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