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Saúde
Sábado - 29 de Abril de 2006 às 07:51

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O fortalecimento e revitalização de empreendimentos em pequenos municípios como Rosário Oeste passam pela criação de uma cultura empreendedora voltada a atividades como o artesanato local, turismo rural e culinária. Essas foram algumas das alternativas apontadas por consultores e gestores públicos durante o workshop sobre Comércio Exterior e Desenvolvimento Econômico realizado nesta sexta-feira (28), na cidade.

“Se conseguirmos agregar valor a produtos tradicionais, como por exemplo, um tipo de biscoito que produzimos aqui somente uma vez por ano, já é um excelente ganho, pois estaremos mostrando um produto único, que só existe aqui”, ressaltou o prefeito Zeno Gonçalves ao citar o exemplo de um produto local que a ele podem ser agregadas características como marca, embalagem e apresentação diferentes.

Conforme observou o prefeito, para criar alternativas como essa e outras opções como o turismo rural são necessárias ferramentas simples como assistência técnica voltada a agricultura familiar, qualificação de mão-de-obra e pequenos investimentos que podem ser obtidos em programas de fomento.

"A economia de pequenos municípios é fortalecida com atividades de pequeno porte, com a reunião de associações, de pequenos empreendedores",destacou Zeno ao citar como exemplo cidades do interior da Europa que tem nas atividades artesanais e voltadas ao pequeno comércio o forte de suas economias.

Durante palestra do consultor e comércio exterior, Vitor Galesso, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer por exemplo, maneiras simplificadas de exportar e importar produtos que não necessitem passar por alfândegas distantes como nos portos brasileiros.

Galesso reforçou que esse tipo de negócio conta com o Porto Seco em Cuiabá, e as aduanas alfandegárias, uma delas no aeroporto Marechal Rondon e a outra pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. “São maneiras simples e menos onerosas de o empresário, o pequeno empreendedor tem a disposição para incrementar seu negócio e a maioria das pessoas no Estado ainda desconhecem. Por isso é importante que as idéias sejam divulgadas para que a iniciativa de um empresário em uma região estimule outros”, afirmou o consultor.

Além de levar informações, a finalidade dos workshops é transformá-las acessíveis na prática aos empresários e pessoas interessadas em conduzir um empreendimento. A concretização dessas ações teve início em alguns dos municípios-pólo em que foram promovidos os eventos.

Um estudo técnico realizado pelo Governo sobre municípios com potencial exportador foi realizado e identificou três pólos com este perfil e, portanto, com a possibilidade de instalar os centros de orientação: Várzea Grande, Tangará da Serra e Cáceres.

O superintendente da Facmat, Manuel Gomes lembrou que as salas de comércio exterior de Tangará da Serra e Várzea Grande já estão encaminhadas. Em julho será realizado em Várzea Grande um curso sobre Comércio Exterior voltado a pequenos empreendedores de municípios da Baixada Cuiabana.

Em Tangará da Serra, a parceria para implantação da Sala de Comércio Exterior surgiu da parceria entre a Universidade de Mato Grosso (Unemat) e a Associação Comercial e Empresarial de Tangará da Serra (ACITS) e Prefeitura. Pelo acordo, a ACITS cederá o espaço físico necessário, a Unemat disponibilizará estudantes estagiários e bolsistas da área para o atendimento aos micros, pequenos e médios empresários nas transações comerciais, e o Governo do Estado fornecerá o mobiliário, equipamentos, suporte técnico e financeiro por meio dos programas oficiais.





Fonte: Olhar Direto

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