Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Sexta - 28 de Abril de 2006 às 20:42

    Imprimir


Na semana da comemoração do 258º aniversário do Estado de Mato Grosso, a capital Cuiabá vai receber uma exposição sobre a história da colonização japonesa no Estado destacando as lutas, conquistas destes imigrantes que chegaram na década de 50 para desbravar os rincões do nortão mato-grossense. A colônia japonesa construiu a sua história de superação e perseverança na Gleba Rio Ferro, atual município de Feliz Natal onde puderam reproduzir suas tradições, costumes e crenças de seu país de origem.

A exposição tem a coordenação da professora Aldina Cássia Fernandes da Silva e será retratada com o titulo “Nas Trilhas da Memória - os Japoneses, na História de Mato Grosso”, uma valiosa contribuição e presente ao público que comparecer ao Parque Massairo Okamura, de 04 a 09 de maio, numa oportunidade para apreciação de toda a trajetória dos imigrantes japoneses em viagem memorável ao tempo por intermédio de 50 fotografias, além da mostra de roupas, brinquedos e objetos típicos, os segredos da arte japonesa (origami e ikebana), acervo de documentos históricos e mapas de Mato Grosso, parte deste material disponibilizados pelo Consulado Geral do Japão de São Paulo e pela família Matsubara.

Também vão ser expostos peças do vestuário tradicional japonês e peças referentes ao Dia dos Meninos, que é uma festa tradicional japonesa comemorada sempre no início de maio.

No roteiro de atividades também está prevista, a apresentação artística de japoneses e descendentes da Associação Nipo-Cultural de Várzea Grande e Cuiabá e de um festival de pipas confeccionadas conforme a tradição japonesa. No local, os visitantes poderão conhecer um mobiliário característico que pretende recriar um ambiente oriental.

Estrutura

As atividades serão desenvolvidas em seis tendas de 10 metros cada e uma delas conterá o palco para as apresentações artísticas. Conforme explica Inês Costa Marques, coordenadora geral de Popularização da Ciência da SECITEC, o objetivo do evento é fazer uma abertura ao público em relação à produção científica histórica sobre Mato Grosso enfatizada através de elementos culturais da colônia japonesa, que chegou no Estado em 1950, oriundas em sua maioria de trabalhadores que migraram do Estado de São Paulo.

A professora Aldina Fernandes ressalta que a exposição dará visibilidade às faces da história do Estado, que são desconhecidas de parte da população e mostrará a diversidade cultural que constitui a atual sociedade mato-grossense.

A exposição além de compor as comemorações da Semana de Mato Grosso também será um canal de divulgação da memória histórica da ocupação do território mato-grossense pelos imigrantes japoneses, que deram sua contribuição cultural para a construção da identidade e da diversidade sócio-étnica-cultural do Brasil. A estimativa é que em torno de quatro mil pessoas visitem a exposição. As escolas que organizarem grupos de estudantes do ensino fundamental e médio de Cuiabá e Várzea Grande para visitar a mostra podem fazer o agendamento por intermédio da coordenadoria de ações e projetos da SECITEC pelos fones: 3613-0113 ou 3613-0117, com Lauren.

A exposição “Nas Trilhas da Memória - os Japoneses, na História de Mato Grosso”, conta com o apoio da SECITEC (Secretaria de Ciência e Tecnologia) e da FAPEMAT (Fundação de Amparo a Pesquisa de Mato Grosso).





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/304112/visualizar/