Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 28 de Abril de 2006 às 16:50

    Imprimir


Termina nesta sexta-feira (28.04) o Seminário Fronteiras e Trânsitos: Culturas e Artes entre o Local, o Nacional e o Global, que faz parte da programação do 13º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá. Serão apresentadas duas conferências: Ludmila Brandão com ‘Rumores sobre uma vida mundializada: Notas do filme Histórias Mínimas’, e Renato Ortiz, ‘Fronteiras, espaços e mundialização’. Para mediar o seminário que acontece no Auditório da Livraria Janina às 14hs, o pós doutor pela USP, Mário Cezar Leite.

Serão abordados temas relacionados ao intercâmbio de culturas e costumes. A mobilidade que as fronteiras, tanto territoriais como culturais, apresentam no atual processo de internacionalização de conhecimento. A maneira como produzimos cultura, seja através de filmes, teatro e outras produções artísticas, de um modo geral, estarão em pauta.

Ludmila Brandão é arquiteta, historiadora, doutora em comunicação e semiótica pela PUC/SP. É a atual curadora do Museu da Arte e Cultura Popular da UFMT, criadora e coordenadora do Núcleo de Estudos do Contemporâneo. Possui vários trabalhos publicados, entre eles Campo Minado: reflexões de um artista. outros.

Renato Ortiz, outro palestrante, é doutor pela École de Hautes Études em Scienses Sociales Paris, e também professor convidado nos EUA, França, México, Argentina além do Brasil. “Quando iniciei minha reflexão sobre a globalização, no final dos anos 80, logo após meu livro “A moderna tradição brasileira”, a temática globalização era ainda muito pouco desenvolvida no âmbito das Ciências Sociais”, disse Ortiz, em entrevista para Samira Feldman Marzochi, do conselho editorial da revista Temáticas. Com a intenção de colaborar pasra transpor essa carência ele não só publicou vários trabalhos na área, como começou a desenvolver o tema mundialização.





Fonte: 24Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/304146/visualizar/