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Escolas começam receber os kits do Projeto Xadrez
As 50 escolas estaduais contempladas com o projeto Xadrez do Ministério da Educação (MEC) começaram a receber os kits nesta quinta-feira (27). A ação que vai beneficiar alunos de 27 municípios está sendo desenvolvida em parceria entre o Mec e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). O kit contém 20 tabuleiros, jogos de peças, mural para o professor, livros didáticos e apostilas com regras básicas, onde 40 alunos podem jogar simultaneamente.
Até o momento, seis escolas de Cuiabá já receberam o material: Diva Hugueney Siqueira de Bastos, Padre Ivanir, Leovegildo de Melo, 25 de Abril, Centro Pedagógico de Educação Especial e CEAADA. As aulas têm o objetivo de potencializar o raciocínio lógico dos alunos, desenvolvendo a capacidade de concentração, observação, reflexão e análise de problemas. O professor de matemática Roberto Carlos Barbosa de Souza, da escola Diva Hugueney, destaca que o exercício é fundamental para a construção do conceito da matemática através dos jogos. “O xadrez vai estimular a criatividade do aluno”, acrescenta.
Um jogo de raciocínio, paciência e esperteza. Foram as palavras usadas pelo aluno Douglas do Carmo Roberto, de 14 anos, que cursando a 8ªB na escola Diva Hugueney. “Ter a oportunidade de fazer essas aulas é muito bom, porque nem todos os alunos e escolas vão ter o mesmo privilégio que a gente”, define o estudante. Também foram contempladas pelo projeto duas escolas indígenas e duas especiais. Quando o material chegou no CEAADA as crianças mostraram entusiasmo com as peças e logo montaram o kit. Para a diretora Zoraide Barbosa Almeida a alegria dos alunos demonstra bem como serão as aulas de xadrez.
“É uma coisa maravilhosa, pois vai ajudar e muito no desempenho escolar das crianças”, disse. O acompanhamento pedagógico é direcionado para a utilização do jogo de xadrez como objeto comum entre professores e alunos nas mais diversas áreas: História, Geografia, Matemática, Artes, Línguas Estrangeiras, Educação Física, Informática e outras.
Segundo o coordenador do projeto, Marconi Dantas Correa, o xadrez será uma revolução nas salas de aula, pelo benefício que o jogo vai trazer para o aluno, no desenvolvimento do autocontrole psicofísico e na formação do caráter. “Esperamos que o sucesso do projeto aconteça e possamos expandi-lo para as demais escolas, ajudando no desenvolvimento da inteligência dos nossos alunos", diz.
Depois de implantado fica a cargo das escolas definir o horário, conforme o cronograma a ser estabelecido pela unidade. A ação já está sendo desenvolvida em vários estados brasileiros, entre eles: Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Amazonas e Paraná. Para saber se o projeto está dando certo nas unidades escolares, o MEC pretende no 2º semestre realizar atividades entre as escolas. Em 2005, a Seduc investiu em torno de R$ 14 mil para a formação dos 50 professores que têm a responsabilidade de aplicar o projeto nas unidades.
Até o momento, seis escolas de Cuiabá já receberam o material: Diva Hugueney Siqueira de Bastos, Padre Ivanir, Leovegildo de Melo, 25 de Abril, Centro Pedagógico de Educação Especial e CEAADA. As aulas têm o objetivo de potencializar o raciocínio lógico dos alunos, desenvolvendo a capacidade de concentração, observação, reflexão e análise de problemas. O professor de matemática Roberto Carlos Barbosa de Souza, da escola Diva Hugueney, destaca que o exercício é fundamental para a construção do conceito da matemática através dos jogos. “O xadrez vai estimular a criatividade do aluno”, acrescenta.
Um jogo de raciocínio, paciência e esperteza. Foram as palavras usadas pelo aluno Douglas do Carmo Roberto, de 14 anos, que cursando a 8ªB na escola Diva Hugueney. “Ter a oportunidade de fazer essas aulas é muito bom, porque nem todos os alunos e escolas vão ter o mesmo privilégio que a gente”, define o estudante. Também foram contempladas pelo projeto duas escolas indígenas e duas especiais. Quando o material chegou no CEAADA as crianças mostraram entusiasmo com as peças e logo montaram o kit. Para a diretora Zoraide Barbosa Almeida a alegria dos alunos demonstra bem como serão as aulas de xadrez.
“É uma coisa maravilhosa, pois vai ajudar e muito no desempenho escolar das crianças”, disse. O acompanhamento pedagógico é direcionado para a utilização do jogo de xadrez como objeto comum entre professores e alunos nas mais diversas áreas: História, Geografia, Matemática, Artes, Línguas Estrangeiras, Educação Física, Informática e outras.
Segundo o coordenador do projeto, Marconi Dantas Correa, o xadrez será uma revolução nas salas de aula, pelo benefício que o jogo vai trazer para o aluno, no desenvolvimento do autocontrole psicofísico e na formação do caráter. “Esperamos que o sucesso do projeto aconteça e possamos expandi-lo para as demais escolas, ajudando no desenvolvimento da inteligência dos nossos alunos", diz.
Depois de implantado fica a cargo das escolas definir o horário, conforme o cronograma a ser estabelecido pela unidade. A ação já está sendo desenvolvida em vários estados brasileiros, entre eles: Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Amazonas e Paraná. Para saber se o projeto está dando certo nas unidades escolares, o MEC pretende no 2º semestre realizar atividades entre as escolas. Em 2005, a Seduc investiu em torno de R$ 14 mil para a formação dos 50 professores que têm a responsabilidade de aplicar o projeto nas unidades.
Fonte:
Da Assessoria
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/304180/visualizar/
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