Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Sexta - 28 de Abril de 2006 às 13:41

    Imprimir


O Yahoo foi citado em decisão de tribunal chinês de prender um internauta por 10 anos por subverção em 2003 - o quarto caso do tipo envolvendo a companhia norte-americana. Wang Xiaoning, nascido em 1951, foi condenado pela acusação de "incentivar a subversão do poder estatal" depois de enviar artigos por e-mails defendendo um sistema multipartidário, informou em comunicado o órgão de defesa dos direitos humanos na China (HRIC).

Os textos de Wang, chamdos de Fórum Livre de Reforma Democrática, incluíam artigos escritos sob seu nome real e pseudônimos, além de textos de outras pessoas que também defendiam a reforma democrática. Provas citadas no veredicto incluíram "informação fornecida pela Yahoo Holdings (de Hong Kong) verificando que o Yahoo Group "aaabbbccc" de Wang foi criado usando o endereço de e-mail bxoguh@yahoo.com.cn, sediado na China", acrescentou o HRIC.

Mas o veredicto não indicou se a Yahoo Holdings (Hong Kong) ou a Yahoo China - que é agora operada pela chinesa Alibaba.com - forneceu informações específicas em relação à identidade de Wang, informou o órgão. A porta-voz do Yahoo Hong Kong Pauline Wong disse que ela não tinha detalhes sobre o caso de Wang. "O governo chinês nunca abordou a Yahoo Hong Kong por nenhuma informação e a Yahoo Hong Kong nunca deu nenhuma informação ao governo chinês", disse ela.

Ela não podia responder pelo Yahoo China, mas disse que as companhias do Yahoo devem obeder às leis locais. Pauline acrescentou, no entanto, que "nós definitivamente condenamos a punição de qualquer atividade internacionalmente reconhecida como liberdade de expressão, quer essa punição ocorra na China ou em qualquer outro lugar no mundo."





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/304188/visualizar/