Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 28 de Abril de 2006 às 13:25
Por: Anna Canêdo

    Imprimir


Sobre a massa fina e crocante, uma generosa camada de molho de tomate, queijo mussarela, tomates fatiados, cebola e... pedaços de carne de jacaré. Alguns minutos no forno e está pronta a inusitada da pizza lançada na noite desta quinta-feira, 27, na 13ª Festa Internacional do Pantanal. A pizza com carne de jacaré pode ser experimentada no Salão de Gastronomia do evento, que também oferece aos visitantes pratos típicos regionais como Maria Isabel, farofa de banana, tutu de feijão e bolinho de arroz.

O lançamento da pizza de jacaré é uma das ações do projeto Animais Silvestres, desenvolvido há dois anos pelo Sebrae com enfoque no fomento da criação dos animais nos municípios de Cáceres e Poconé, no Pantanal mato-grossense. Em 2006, a região deve atingir a marca de 185 mil jacarés em cativeiro.

Para a gestora do projeto, Cynthia Regina da Silva Justino, o objetivo é fomentar o consumo da carne de jacaré e abrir novos mercados. “Com o apoio dos criadores (Coocrijapan, Jacarepan e Aguacerito) e da área de comercialização do Sebrae, estamos buscando alternativas para tornar o produto mais conhecido e aceito pelos consumidores. A carne dos animais criados em cativeiro têm características muito boas, é rica em proteína e tem 0% de colesterol. Precisamos fazer com que o público conheça estas vantagens”, disse.

Segundo ela, a idéia de trazer esta novidade para a Festa do Pantanal é para mostrar a versatilidade da carne de jacaré e estimular os restaurantes a buscarem alternativas para oferecê-la ao público. “Já foram desenvolvidas outras receitas, como o salpicão, o patê, e o jacaré a passarinho. A pizza é uma sugestão bastante diferenciada, que promete agradar ao público”, ressalta.

Se depender do entusiasmo do criador da receita da pizza, ela será sucesso garantido. O empresário Adelírio Bruch, sócio-proprietário da Ritorna Pizzaria, afirmou que a iguaria será incluída em breve no cardápio da casa, como um diferencial para a clientela. “A carne não é difícil de preparar, é uma carne exótica que precisa ser preparada de maneira leve, em uma pizza sem muitos outros ingredientes. O segredo está nos temperos que utilizamos”, afirmou. A carne para o preparo da pizza foi cedida pela Cooperativa dos Criadores de Jacaré do Pantanal, a Coocrijapan.

Espaço gastronômico

O Salão de Gastronomia da Festa do Pantanal abrange uma área de 1.500 m2 e conta com 16 restaurantes. A coordenação técnica do espaço é do Sebrae/MT. Além dos pratos regionais, o público pode saborear comida japonesa, baiana, pratos à base de peixe, pamonhas, pizzas, tapiocas, crepes, sorvete, cachorro-quente, doces e tortas, entre outros. Para atender às exigências de higiene e segurança no preparo dos alimentos, foi montada uma cozinha coletiva, equipada, climatizada e supervisionada pela nutricionista Tânia Quintella.

Para a gestora do projeto de Desenvolvimento do Turismo de Eventos e Negócios de Cuiabá e Várzea Grande, Mariam Fujica de Oliveira, o objetivo principal do espaço gastronômico é divulgar a gastronomia regional e estimular o turismo. “Buscamos estruturar um espaço diferenciado para que o visitante possa desfrutar a diversidade de nossa culinária em um ambiente agradável. Aqui, são oferecidas opções que podem agradar a todos os paladares,” ressalta Mariam.





Fonte: 24Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/304199/visualizar/