Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 27 de Abril de 2006 às 17:30

    Imprimir


O governador Blairo Maggi institui por meio do decreto 7.467, do dia 24 de abril deste ano a Semana de Mato Grosso. A partir de agora o evento em comemoração ao aniversário de Mato Grosso, que este ano completa 258 anos, passa a fazer parte do calendário oficial do Estado e será realizado no período de dois a nove de maio.

A Semana de Mato Grosso, conforme consta no edital, entrou para o calendário do Estado considerando a necessidade de se integrar as diversas culturas existentes atualmente no estado, disseminando o orgulho de ser mato-grossense, sem fazer distinção de raça, cor, credo, cultura e tradição. Outro motivo que levou o governador Blairo Maggi a instituir a Semana de Mato Grosso é o fato de que boa parte da população desconhece parte da história e dos símbolos do estado, assim como não comemora a data do aniversário de Mato Grosso.

Vários eventos estão programados para acontecer durante a Semana de Mato Grosso, entre eles o “Agita Servidor para uma Vida Saudável”, que acontecerá no dia 8, e será realizado pelas Secretaria de Estado de Administração (Sad), de Planejamento (Seplan) e pela Auditoria Geral do Estado (AGE). O Agita Servidor começará às 16h, na Praça das Bandeiras, e com horário de término previsto às 20h.

Está programado para o Agita Servidor a Caminhada da Integração Mato-grossense, às 16h, em que cada órgão irá organizar seu grupo e se deslocar até a Praça das Bandeiras. As 16h15 terão início as atividades físicas como alongamento, aeróbica, lúdicas e danças, com a Soma Academia.

O projeto "Servidor-Conheça as Belezas de Mato Grosso" será lançado às 17h, e a presença do governador Blairo Maggi no evento está prevista para Às 17h30.

O Circuito Cultural terá início às 18h, e contará com a presença de Osvaldo da Mata – Sefaz/ talentos; Silviole e Maurício - Viola Sertaneja; Simite e Manezinho – Rasqueado; e Clube Digoreste – Seresta.

Na manhã do dia 9, data do aniversário de Mato Grosso, às 9h, será realizado um Culto Ecumênico no estacionamento da Sad, e em seguida acontecerá o lançamento do Livro e Postais de Mato Grosso intitulados “Cuiabá de Vila a Metrópole Nascente”.

História

A Capitania de Mato Grosso foi criada 9 de maio em 1748, após ser desmembrada da Capitania de São Paulo e teve os seguintes governantes até 1821: Antônio Rolim de Moura de 1751 a 1765, fundou a primeira capital Vila Bela da Santíssima Trindade; João Pedro Câmara de 1765 a 1769; Luís Pinto de Souza Coutinho de 1769 a 1772, expulsou os jesuítas e fundou vários fortes e povoados; Luis de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres de 1772 a 1789; João de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres de 1789 a 1796; Caetano Pinto de Miranda Montenegro de 1796 a 1802; Manuel Carlos de Abreu e Meneses de 1802 a 1807; João Carlos Augusto d'Oeynhausen e Gravemberg de 1807 a 1819, iniciou a transferência da capital de Vila Bela para Cuiabá; e Francisco de Paula Magessi de Carvalho de 1819 e 1821.

Com a proclamação de Independência do Brasil todas as capitanias se tornaram províncias. O primeiro acontecimento político da época foi a Rusga, onde os grupos políticos liberais e conservadores que queriam reformas políticas, sociais e administrativas. Em 1864 inicia a Guerra do Paraguai, Paraguai fazia fronteira com Mato Grosso (atual Mato Grosso do Sul), Mato Grosso participou com soldados e protegendo as fronteiras do Estado.

Depois de uma pequena divisão do Estado duante a revolta Constitucionalista onde o sul aproveitou a situação e formou um pequeno governo durante 90 dias, em 1977 o governo federal decretou a divisão do Estado de Mato Grosso, formando então Mato Grosso e Mato Grosso do Sul devido a "dificuldade em desenvolver a região diante da grande extensão e diversidade.

A mudança da capital foram por motivos de distância e dificuldade de comunicação com os grandes centros do Brasil, o processo de transferência foi iniciada no governo de João Carlos Augusto d'Oeynhausen e Gravemberg e grande parte da administração foi transferida no governo de Francisco de Paula Magessi de Carvalho que por dificuldades na administração, a capital retornou a Vila Bela, somente em 1825 por um decreto de Dom Pedro I a capital ficou definitivamente em Cuiabá





Fonte: 24Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/304272/visualizar/