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Economia
Quarta - 23 de Janeiro de 2013 às 18:54

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O Sindicato dos Metalúrgicos de São Jose dos Campos e a General Motors (GM) não chegaram a acordo na reunião realizada nesta quarta-feira e um novo encontro será realizado no próximo sábado, data em que termina o lay-off (contrato de trabalho suspensos) acordado com funcionários. Na reunião de hoje, empresa e sindicato debateram sobre prováveis 1.500 demissões que teriam sido programadas pela montadora.

Em contato com o Terra, o sindicato informou que durante o encontro fez uma proposta nos mesmos moldes da apresentada em 2008, quando propôs uma negociação de grade salarial diferenciada para os novos contratados. De acordo com o sindicato, a proposta foi aceita pela GM, que ainda vai analisar com relação às demissões.

A reportagem tentou contato telefônico com a montadora para comentar sobre os detalhes da reunião, mas não foi possível localizar os responsáveis durante a tarde de hoje.

Entenda

A GM deixou de produzir três dos quatros modelos que eram fabricados em São José dos Campos: Corsa Hatch, Meriva e Zafira, apenas foram mantidas as atividades em relação ao Classic. No entanto, a montadora anunciou a redução da produção do modelo para 80 unidades por dia, ante produção anterior de 350 veículos ao dia. A empresa, contudo, informou ter aumentado a produção da pick-up S10, no complexo industrial.

Em outubro, os metalúrgicos do complexo conseguiram prorrogar com a montadora, do final de novembro para o fim de janeiro, a suspensão de um plano de demissões na unidade. Com o acordo, o período de suspensão de contrato de trabalho de 824 trabalhadores da linha de montagem foi estendido de 30 de novembro para 26 de janeiro, mesmo prazo em que a montadora concordou em continuar produzindo o sedã compacto Classic na linha, onde cerca de 900 funcionários atuam. Segundo o sindicato, a GM planeja cortar, ao todo, 1.840 trabalhadores da linha, que fabricava modelos antigos que acabaram sendo substituídos por veículos mais novos que estão sendo produzidos em outras fábricas da empresa no País. O sindicato diz ainda que a GM mantém intenção de transferir a produção do Classic para fábrica na Argentina.

Com base em estudos feitos pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, o sindicato da categoria informou que a GM já cortou 1.189 vagas, entre julho de 2011 e junho de 2012 e que só na unidade de São José dos Campos foram eliminados 1.044 postos.





Fonte: Terra

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