Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 25 de Abril de 2006 às 17:00

    Imprimir


O secretário de Estado de Administração, Geraldo de Vitto Jr e o procurador-geral de Justiça, Paulo Prado, assinaram hoje (25/04) durante as comemorações do aniversário de 110 anos do Arquivo Público de Mato Grosso, um convênio de cooperação entre os dois órgãos.

Pelo convênio, o Arquivo Público irá oferecer a experiência para organizar o arquivo de documentos da Procuradoria de Justiça do Estado, com o objetivo de resgatar e preservar o acervo de documentos do Ministério Público mato-grossense.

“Iremos assessorar o Ministério Público sobre como fazer a preservação do acervo de documentos. Temos uma gerência especializada para fazer esse tipo de acompanhamento. A Procuradoria Geral do Estado esteve aqui no Arquivo Público para conhecer todo o processo”, explicou o superintendente do Arquivo Público, José Roberto Stopa.

Para o secretário de Administração Geraldo de Vitto, essa parceria coroa a nova mentalidade colocada pelo governo Blairo Maggi de que o Arquivo Público não é um depósito de papéis. “O princípio e a razão de o Arquivo Público existir é a de manter e organizar os documentos históricos. O Arquivo é o órgão oficial do Estado para essas questões, e tem também a função de disseminar as formas de conservação dos documentos, para que um dia o povo possa vir ‘beber’ dessa rica fonte de pesquisa”, explicou De Vitto.

O procurador-geral Paulo Prado contou que o objetivo do convênio é resgatar e preservar os documentos do Ministério Público. “Temos quadro reduzido de servidores e que não são treinados para essa preservação e para esse cuidado que os documentos exigem. É um tipo de trabalho que exige muito de quem o faz”, ressaltou.

Para Paulo Prado, esses documentos têm uma importância muito grande, pois registram tudo o que os promotores fizeram ao longo da história, como o primeiro júri, atas de posse, a primeira procuradora nomeada, entre outros. “Esses documentos fazem parte do nosso passado e que são importantes para nossa história. Essa é uma parceria inédita para o MPE. É preciso que as autoridades invistam mais na preservação da memória”, salientou o procurador-geral.

Com o convênio, servidores do Arquivo Público de Mato Grosso passarão a se reunir com servidores do Ministério Público a fim de repassar as técnicas de manipulação, catalogação, higienização e conservação dos documentos do arquivo da Procuradoria de Justiça.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/304693/visualizar/