Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Terça - 25 de Abril de 2006 às 14:05

    Imprimir


O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), deve anunciar nesta terça-feira a decisão sobre dois assuntos polêmicos que vêm provocando muita discussão entre os parlamentares de oposição e governistas. Uma das questões é a ida do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, à Casa. A outra trata-se da criação de uma nova CPI para investigar fatos relacionados ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Thomaz Bastos, depois de se envolver com o episódio da quebra de sigilo do caseiro Francenildo Costa, supostamente ajudando na defesa do ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci, depôs na semana passada na Comissão de Constituição e Justia (CCJ) da Câmara. Apesar de negar envolvimento na violação dos dados bancários de Francenildo e admitir ter indicado um advogado para Palocci, o ministro dificilmente escapará de uma nova convocação.

A "CPI do Lula" foi solicitada na semana passada pelo senador Almeida Lima (PMDB-SE). O requerimento já possui pelo menos 34 assinaturas - oito a mais que o necessário. Uma vez criada a CPI, a mesma teria prazo de 180 dias para fazer as investigações.

A CPI está sendo proposta para investigar o período em que o atual presidente do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Paulo Okamotto, tinha procuração para administrar as contas pessoais de Lula, antes deste tomar posse na Presidência; os contratos da empresa do filho do presidente, Fábio Luiz Lula da Silva, com a Telemar Norte e Leste; e a denúncia da revista Veja de que o irmão de Lula, Genival Inácio da Silva, faria tráfico de influência, intermediando negociações de empresários junto ao governo federal.

Calheiros, que tem a prerrogativa de analisar sozinho a validade do requerimento do senador Almeida Lima, poderá enviar a questão para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. O presidente do Senado está estudando os dois assuntos para que as decisões sejam anunciadas ainda hoje.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/304735/visualizar/