Renan decide sobre convocação de Bastos e nova CPI
A "CPI do Lula" foi solicitada na semana passada pelo senador Almeida Lima (PMDB-SE). O requerimento já possui pelo menos 34 assinaturas - oito a mais que o necessário. Uma vez criada a CPI, a mesma teria prazo de 180 dias para fazer as investigações.
A CPI está sendo proposta para investigar o período em que o atual presidente do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Paulo Okamotto, tinha procuração para administrar as contas pessoais de Lula, antes deste tomar posse na Presidência; os contratos da empresa do filho do presidente, Fábio Luiz Lula da Silva, com a Telemar Norte e Leste; e a denúncia da revista Veja de que o irmão de Lula, Genival Inácio da Silva, faria tráfico de influência, intermediando negociações de empresários junto ao governo federal.
Calheiros, que tem a prerrogativa de analisar sozinho a validade do requerimento do senador Almeida Lima, poderá enviar a questão para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. O presidente do Senado está estudando os dois assuntos para que as decisões sejam anunciadas ainda hoje.
Comentários