Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 24 de Abril de 2006 às 21:20

    Imprimir


O Governo Federal anunciou novos recursos para a comercialização da safra. Já foram aprovados 306 milhões para o setor arrozeiro, o que garante a venda de 1,2 mi toneladas, sendo 80% para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A partir do dia 27/04 iniciam leilões semanais de PEP (Prêmio para Escoamento da Produção) e de PROP (Prêmio de Risco e Opção Privada), com volumes mensais em torno de 150 mil toneladas, com 75 mil de cada mecanismo por quinzena.

No início de maio, as operações de AGF (Aquisições do Governo Federal) também começam. A proposta do Itamaraty libera 400 mil toneladas para o mecanismo, com o limite de 2.500 sacos por produtor, aquém da reivindicação do setor de 4.000. Segundo o Presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) Maurício Fischer, os recursos trazem um alívio para o setor, embora não resolva a crise. “Precisamos garantir o Preço Mínimo e aumentar as exportações do arroz”, frisou o dirigente. Fischer lembra que nos Arranjos Produtivos do Arroz (Ap/arroz-RS), do Governo do Estado do RS, uma temática será exclusiva para fomentar as exportações.

O Governo divulgou, ainda, alterações do PEP. Ficou decidido que o prazo de pagamento ao produtor deverá passar de 15 para 30 dias, tornando o mecanismo dinâmico. Além disso, as empresas têm até o final de novembro para apresentar todas as comprovações necessárias. A princípio, Santa Catarina ficaria fora dos próximos leilões do PEP, participando apenas do PROP.





Fonte: Tangará News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/304880/visualizar/