Repórter News - reporternews.com.br
Governo se prepara para oferecer Língua Espanhola nas escolas estaduais
O Governo do Estado ofertará a disciplina de Língua Espanhola em todas as escolas estaduais de Mato Grosso até 2010. Ao ofertar esta disciplina, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) não só atende a Lei Federal número 11.161, sancionada em agosto de 2005, que obriga as escolas a ofertar a Língua Espanhola aos estudantes do Ensino Médio, como também prepara os jovens para a atuação profissional.
“Além de cumprir a Lei, o Estado visa preparar o estudante do Ensino Médio para a integração com a cultura dos países latinos e para o mercado de trabalho, sendo que temos um grande potencial turístico. O aluno que aprende uma nova língua também tem uma outra perspectiva de crescimento futuro”, ressaltou a secretária-adjunta de políticas educacionais da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Marta Maria Pontin Darsie.
Marta participou na manhã desta segunda-feira (24.04) da abertura do curso de Língua Espanhola oferecido pelo Governo do Estado e pela Embaixada da Espanha no Brasil, que faz parte da política de implementação do idioma no currículo escolar dos alunos de Mato Grosso.
A parceria contempla 150 professores de Língua Espanhola das escolas estaduais tanto do Ensino Médio quanto do Fundamental, com um curso de 40 horas aplicado por professores da embaixada. O curso acontece no Hotel Fazenda Mato Grosso até a próxima sexta-feira (28). A inserção imediata da disciplina de Língua Espanhola na grade curricular das escolas estaduais situadas em municípios de fronteira ou próximos à fronteira é outra ação desenvolvida pelo Estado. No início deste ano a Seduc convocou os professores habilitados na língua para atuar nos municípios de Cáceres, Vila bela Santíssima Trindade e Porto Esperidião.
“A implementação é gradativa. Já estamos atendendo a região de fronteira pelas características sociais, culturais, atendendo às diversidades, de acordo com as necessidades da comunidade escolar”, falou a superintende de Ensino e Currículo da Seduc, Dolores Schüller. Contudo, explicou a superintendente, existe um déficit de profissional nessa área. “Nem todas as vagas foram ocupadas”.
Ainda esta semana a Seduc publicará o edital do concurso público para provimento de vagas para professores e técnicos, o qual contemplará vagas para os habilitados em Língua Espanhola. Além dos três municípios citados, de imediato, mais nove estão implantando a modalidade na grade curricular, totalizando 33 escolas e beneficiando 12,5 mil estudantes.
Referência
Ainda este ano o Estado ganhará um Centro de Recursos da Língua Espanhola. O Centro é o quarto criado no Brasil e será referência em formação continuada de profissionais da área para o Centro-Oeste. Atualmente somente os professores do Rio de Janeiro/RJ, Belém/PA e Brasília/DF possuem os Centros de Recursos da Língua Espanhola.
Conforme o assessor lingüístico da Embaixada da Espanha, Juan Fernandez, o jovem e a criança que aprendem a Língua Espanhola podem se considerar ligados ao mundo. “A importância de se aprender a Língua Espanhola não está apenas na integração com a América Latina. O espanhol já é a segunda língua mais falada no mundo, perdendo apenas para o inglês. Estamos preparando os jovens mato-grossenses para se comunicar com o mundo”, ressaltou Juan.
Mato Grosso
Das 633 escolas estaduais de Mato Grosso, 331 oferecem Ensino Médio e dessas apenas 89 possuem a disciplina de Língua Espanhola na grade curricular. Para atender essa clientela a Seduc têm no quadro funcional 150 profissionais, sendo apenas 60 efetivos. Com as ações realizadas pela Seduc, os alunos do Ensino Fundamental também serão beneficiados.
“Além de cumprir a Lei, o Estado visa preparar o estudante do Ensino Médio para a integração com a cultura dos países latinos e para o mercado de trabalho, sendo que temos um grande potencial turístico. O aluno que aprende uma nova língua também tem uma outra perspectiva de crescimento futuro”, ressaltou a secretária-adjunta de políticas educacionais da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Marta Maria Pontin Darsie.
Marta participou na manhã desta segunda-feira (24.04) da abertura do curso de Língua Espanhola oferecido pelo Governo do Estado e pela Embaixada da Espanha no Brasil, que faz parte da política de implementação do idioma no currículo escolar dos alunos de Mato Grosso.
A parceria contempla 150 professores de Língua Espanhola das escolas estaduais tanto do Ensino Médio quanto do Fundamental, com um curso de 40 horas aplicado por professores da embaixada. O curso acontece no Hotel Fazenda Mato Grosso até a próxima sexta-feira (28). A inserção imediata da disciplina de Língua Espanhola na grade curricular das escolas estaduais situadas em municípios de fronteira ou próximos à fronteira é outra ação desenvolvida pelo Estado. No início deste ano a Seduc convocou os professores habilitados na língua para atuar nos municípios de Cáceres, Vila bela Santíssima Trindade e Porto Esperidião.
“A implementação é gradativa. Já estamos atendendo a região de fronteira pelas características sociais, culturais, atendendo às diversidades, de acordo com as necessidades da comunidade escolar”, falou a superintende de Ensino e Currículo da Seduc, Dolores Schüller. Contudo, explicou a superintendente, existe um déficit de profissional nessa área. “Nem todas as vagas foram ocupadas”.
Ainda esta semana a Seduc publicará o edital do concurso público para provimento de vagas para professores e técnicos, o qual contemplará vagas para os habilitados em Língua Espanhola. Além dos três municípios citados, de imediato, mais nove estão implantando a modalidade na grade curricular, totalizando 33 escolas e beneficiando 12,5 mil estudantes.
Referência
Ainda este ano o Estado ganhará um Centro de Recursos da Língua Espanhola. O Centro é o quarto criado no Brasil e será referência em formação continuada de profissionais da área para o Centro-Oeste. Atualmente somente os professores do Rio de Janeiro/RJ, Belém/PA e Brasília/DF possuem os Centros de Recursos da Língua Espanhola.
Conforme o assessor lingüístico da Embaixada da Espanha, Juan Fernandez, o jovem e a criança que aprendem a Língua Espanhola podem se considerar ligados ao mundo. “A importância de se aprender a Língua Espanhola não está apenas na integração com a América Latina. O espanhol já é a segunda língua mais falada no mundo, perdendo apenas para o inglês. Estamos preparando os jovens mato-grossenses para se comunicar com o mundo”, ressaltou Juan.
Mato Grosso
Das 633 escolas estaduais de Mato Grosso, 331 oferecem Ensino Médio e dessas apenas 89 possuem a disciplina de Língua Espanhola na grade curricular. Para atender essa clientela a Seduc têm no quadro funcional 150 profissionais, sendo apenas 60 efetivos. Com as ações realizadas pela Seduc, os alunos do Ensino Fundamental também serão beneficiados.
Fonte:
Da Assessoria
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/304922/visualizar/
Comentários