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Rio 2007 define percurso da maratona
Uma equipe formada por representantes do Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 (CO-RIO) e da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) encerrou, na manhã deste domingo, a medição do percurso da Maratona, que será disputada em 29 de julho de 2007, último dia de disputa do evento multiesportivo.
Para realizar seu trabalho, a equipe de medidores examinou vários trechos da cidade do Rio de Janeiro para definir o percurso exato da prova, com 42.195m.
Para o Gerente-Geral de Esportes do CO-RIO, Agberto Guimarães, a vantagem deste percurso é o desempenho do atleta e a valorização da cidade.
"Em um percurso longo, o desempenho técnico do atleta é melhor e, além disso, em uma cidade como o Rio de Janeiro, com vários pontos interessantes, a prova conta com um recurso visual muito interessante", comenta Agberto, que comandou o trabalho de medição realizado neste fim de semana.
O roteiro definido passa pela orla da Zona Sul e pelo Centro Histórico da Cidade. Na sexta feira, dia 21, a equipe fez a aferição na orla: depois da largada na Praia de São Conrado, os atletas seguirão pela Avenida Niemeyer e praias do Leblon, Ipanema, Copacabana e Botafogo, avançando pelo Aterro do Flamengo até o Museu de Arte Moderna (MAM). A partir daí, o percurso segue pelas ruas do Centro do Rio.
Neste domingo,as equipes conferiram o trecho do Centro: Passeio Público, Arcos da Lapa, Rua Mem de Sá, Rua do Lavradio, Avenida Chile, Avenida Almirante Barroso, Rua 1º de Março e Avenida Presidente Vargas (ida e volta, com retorno pouco após passar o Sambódromo).
Depois de retornarem pela Avenida Presidente Vargas, os atletas seguirão pela Avenida Perimetral de volta ao Aterro do Flamengo, local da chegada, perto da Administração do Parque do Flamengo (altura da Rua Correa Dutra).
O Secretário-Geral da CBAt, Martinho Santos, acredita que a geografia do Rio de Janeiro colabora com a organização da Maratona.
"Neste percurso, o controle é mais detalhado. O número de atletas nos Jogos é mais reduzido e cria menos impactos no trânsito. Além disso, o Rio é plano e o trajeto apresenta condições favoráveis", explicou Martinho, logo após a medição.
Assim como aconteceu em Janeiro de 2006, quando foi feita a medição do Aterro do Flamengo, o trabalho deste fim de semana foi realizado pelo método de "bicicleta calibrada", que conta com uma espécie de medidor acoplado à roda da bicicleta e identifica, através de alguns cálculos, o menor caminho que o atleta poderá fazer no dia da prova, usando tangentes e diagonais, até chegar à extensão exata do percurso.
O responsável pela medição foi o Presidente da Comissão de Corridas de Rua da CBAt, Rodolfo Eichler, o único técnico de nível A do Brasil que faz parte do quadro da AIMS (Associação Internacional de Corridas de Rua) - entidade autorizada pela IAAF (Federação Internacional de Atletismo) para certificar percursos desta natureza.
Para o Gerente-Geral de Esportes do CO-RIO, Agberto Guimarães, a vantagem deste percurso é o desempenho do atleta e a valorização da cidade.
"Em um percurso longo, o desempenho técnico do atleta é melhor e, além disso, em uma cidade como o Rio de Janeiro, com vários pontos interessantes, a prova conta com um recurso visual muito interessante", comenta Agberto, que comandou o trabalho de medição realizado neste fim de semana.
O roteiro definido passa pela orla da Zona Sul e pelo Centro Histórico da Cidade. Na sexta feira, dia 21, a equipe fez a aferição na orla: depois da largada na Praia de São Conrado, os atletas seguirão pela Avenida Niemeyer e praias do Leblon, Ipanema, Copacabana e Botafogo, avançando pelo Aterro do Flamengo até o Museu de Arte Moderna (MAM). A partir daí, o percurso segue pelas ruas do Centro do Rio.
Neste domingo,as equipes conferiram o trecho do Centro: Passeio Público, Arcos da Lapa, Rua Mem de Sá, Rua do Lavradio, Avenida Chile, Avenida Almirante Barroso, Rua 1º de Março e Avenida Presidente Vargas (ida e volta, com retorno pouco após passar o Sambódromo).
Depois de retornarem pela Avenida Presidente Vargas, os atletas seguirão pela Avenida Perimetral de volta ao Aterro do Flamengo, local da chegada, perto da Administração do Parque do Flamengo (altura da Rua Correa Dutra).
O Secretário-Geral da CBAt, Martinho Santos, acredita que a geografia do Rio de Janeiro colabora com a organização da Maratona.
"Neste percurso, o controle é mais detalhado. O número de atletas nos Jogos é mais reduzido e cria menos impactos no trânsito. Além disso, o Rio é plano e o trajeto apresenta condições favoráveis", explicou Martinho, logo após a medição.
Assim como aconteceu em Janeiro de 2006, quando foi feita a medição do Aterro do Flamengo, o trabalho deste fim de semana foi realizado pelo método de "bicicleta calibrada", que conta com uma espécie de medidor acoplado à roda da bicicleta e identifica, através de alguns cálculos, o menor caminho que o atleta poderá fazer no dia da prova, usando tangentes e diagonais, até chegar à extensão exata do percurso.
O responsável pela medição foi o Presidente da Comissão de Corridas de Rua da CBAt, Rodolfo Eichler, o único técnico de nível A do Brasil que faz parte do quadro da AIMS (Associação Internacional de Corridas de Rua) - entidade autorizada pela IAAF (Federação Internacional de Atletismo) para certificar percursos desta natureza.
Fonte:
Lancepress!
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/305073/visualizar/
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