Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 22 de Abril de 2006 às 18:00

    Imprimir


O responsável da Secretaria Geral Ibero-Americana (Segib), Enrique Iglesias, afirmou hoje que o grande desafio da América Latina é a melhora dos parâmetros sociais, já que, segundo afirmou, os desequilíbrios neste âmbito são "inaceitáveis". Iglesias, ex-presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), encerrou hoje em Alicante a oitava edição da Reunião da Sociedade de Economia Mundial.

Sob o título "Um novo paradigma para o desenvolvimento da América Latina", Iglesias se referiu à busca do paradigma econômico e social que os países latino-americanos mantiveram nos últimos 50 anos e à atual visão sobre este assunto, "provavelmente mais pragmática".

"Há uma nova visão nos países latino-americanos em relação à economia, pois se tenta unir o respeito aos balanços e equilíbrios econômicos à sensibilidade e à necessidade social", afirmou o responsável da Segib, órgão permanente de apoio institucional e técnico à Conferência Ibero-Americana.

Após destacar os "grandes avanços democráticos" ocorridos nestes países, Iglesias se referiu ao protagonismo obtido pelas "correntes de esquerda" em vários países sul-americanos.

"Estes movimentos progressistas são diferentes dos que existiam no passado", disse Iglesias, que considerou que a principal diferença é que hoje há o "interesse de conseguir um equilíbrio fiscal" nesses países.

O secretário-geral acrescentou que "esta nova esquerda tem uma maior responsabilidade no aspecto econômico, e ao mesmo tempo mantém seu objetivo social".

Iglesias, ex-presidente do Banco Central do Uruguai e ex-ministro das Relações Exteriores desse mesmo país, assegurou que o crescimento do investimento estrangeiro e as novas estruturas político-sociais estão gerando "mudanças" em instituições e mercados dos países latino-americanos.

Professores de universidades espanholas e estrangeiras, junto a conferentes procedentes de Brasil, México, Argentina e Colômbia, participaram da reunião organizada pela Sociedade de Economia Mundial (S&M) e pelo Departamento de Análise Econômico Aplicado da Universidade de Alicante.

A situação econômica e social da América Latina foi o principal tema analisado nas sessões de trabalho deste encontro, além dos efeitos da última ampliação da União Européia e a relação desta com países terceiros e instituições internacionais.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/305127/visualizar/