Estrada Real será um dos roteiros apresentados na Festa do Pantanal
A secretária de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso, Yêda Marli de Oliveira Assis, destaca que é importante uma avaliação dos roteiros de sucesso “porque é uma contribuição para a construção de novos destinos turísticos”.
A “Estrada Real” é um projeto que foi idealizado em 1999, pela Federação das Indústrias de Minas Gerais e pelo Instituto Estrada Real. O roteiro é rico em cachoeiras, museus, arte sacra e arquitetura barroca, uma oportunidade de contato com um Brasil antigo desbravado por bandeirantes e exploradores em busca de ouro e diamante.
Com mais de 1.400 km, a “Estrada Real” abrange três estados brasileiros: Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. No percurso os turistas se deparam com três tipos de caminhos. O primeiro, denominado “Caminho Velho”, fica entre as cidades de Paraty (RJ) e Ouro Preto (MG). O outro é o “Caminho Novo” que se situa entre o Rio de Janeiro e Ouro Preto (MG). E o que abrange Ouro Preto (MG) e Diamantina (MG) é o “Caminho dos Diamantes”.
Segundo o superintendente executivo do Instituto Estrada Real, Afonso Maria Rocha, a “Estrada Real” é um projeto turístico, mas que tem também o foco voltado para o desenvolvimento econômico social, geração de emprego e a valorização da cultura local. “Desenvolvemos oito modalidades do turismo (gastronomia, artesanato, turismos de aventura, rural, religioso e de negócios, por exemplo) que são trabalhadas em toda a extensão da estrada”, afirma Rocha.
Durante a Festa Internacional do Pantanal, Rocha vai apresentar o histórico do projeto e as principais características que mantém o roteiro atrativo para os turistas. Para ele, os principais fatores que contribuem para fortalecer um roteiro turístico são a vontade política, a conscientização da comunidade local e a parceria privada.
Atualmente a “Estrada Real” está com alguns projetos em andamento. Um deles é a sinalização das estradas. De acordo com Rocha, foram instalados 800 marcos de concreto (placa com informações para orientar os turistas). A previsão é de que sejam instalados 1.926 marcos. Além deles, já estão sendo feitas novas sinalizações nas estradas e nas ruas das cidades.
A palestra sobre a “Estrada Real”, será realizada no dia 28 de abril, às 11:30h, no auditório minerais, do Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.
Comentários