Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 19 de Abril de 2006 às 11:30

    Imprimir


O papa Bento 16 condenou nesta quarta-feira sua "firme condenação" ao atentado suicida ocorrido na segunda-feira (17) em Israel, dizendo que os direitos "legítimos" dos palestinos não podem ser justificativa para ataques.

O papa deu as declarações durante seu discurso semanal, que hoje marca o primeiro aniversário de seu pontificado. "Eu sinto a necessidade de expressar minha condenação a este ato terrorista", disse o papa. "Ninguém pode defender direitos legítimos por meio de atos abomináveis."

Bento 16 afirmou ainda que reza para que ambos não tomem medidas "trágicas", mas adotem passos para que a região viva em paz e segurança.

O ataque terrorista desta segunda-feira contra um restaurante em Tel Aviv matou nove pessoas e feriu outras 40. O grupo extremista palestino Jihad Islâmico assumiu a autoria do atentado suicida.

O papa pediu ainda que a comunidade internacional, "que apóia o direito de existência de Israel", auxilie o povo palestino a sair das condições precárias em que vive para que possa "construir seu futuro em direção à constituição de seu próprio Estado". Eleição

Uma multidão estimada em cerca de 50 mil pessoas se aglomerou na praça São Pedro, em Roma, para assistir a audiência de Bento 16, que lembrou que sua eleição como papa, há um ano, foi "uma total surpresa".

Aos 78 anos, Joseph Ratzinger foi o cardeal mais velho em 275 anos e o primeiro alemão em cerca de mil anos a ser eleito papa, para suceder João Paulo 2º, em 19 de abril de 2005.

O pontífice, que completou 79 anos no domingo (16), foi a Roma para audiência depois de passar alguns dias descansando em seu castelo de verão em Castelgandolfo (30 km ao sul de Roma).

Em 25 de maio, o papa deve ir à Polônia --terra natal de João Paulo 2º, onde deve visitar a cidade de Wadowice, onde seu predecessor nasceu, e o campo de concentração de Auschwitz.





Fonte: 24Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/305578/visualizar/