Crianças descobrem como funciona a natureza em projeto gratuito
Qual a semelhança entre o solo e as células? O que significa a palavra "homeostase"? Como a natureza se organiza? Essas e outras perguntas serão respondidas durante o projeto "Férias com Ciência", que acontece na Casa da Ciência, no Hemocentro de Ribeirão Preto, a partir de amanhã.
Serão três dias com atividades sobre a natureza para aumentar o contato dos participantes com o mundo científico. Podem participar estudantes a partir de 12 anos. A inscrição é feita no local.
A Casa da Ciência ainda oferece outros programas como "Adote um cientista" e "Pequeno Cientista", que pretendem aproximar a pesquisa de alunos de escolas. O "Férias com Ciência" serve como porta de entrada para eles.
Casa da Ciência/Hemocentro Ribeirão Preto |
Casa da Ciência no Hemocentro de Ribeirão Preto, em São Paulo |
PORTA PARA A CIÊNCIA
Desde 2010, as irmãs Damaris e Noemi da Silva Jardim participam dos eventos no local. "A gente vai para campo, consegue lidar com assuntos diferentes da sala de aula, sai da rotina escolar de giz e lousa", conta Noemi, 17. Apesar de não querer seguir carreira científica, para ela o projeto ajudou a perceber que "o importante é fazer o que você gosta".
Já Damaris gostou tanto do contato com a ciência que pretende ser bióloga. "Desde a primeira palestra eu fiquei maravilhada", empolga-se. Apesar de ser mais voltado à biologia, a garota explica que as atividades costumam ser interdisciplinares. "Participei a partir da 2ª edição do "Férias com ciência" e aprendi muitas curiosidades". Hoje ele está na 5ª edição. Se a idade importa? Damaris acredita que basta ser esforçado. "Na última edição tinham alunos de 10, 11 anos. E muitos surpreenderam os pesquisadores!".
Um exemplo de esforço é o de Lucas Botelho, 25, doutorando no Hemocentro. Ele começou na mesma idade das meninas e segue na área até hoje. "Era muito instigante", conta o biólogo formado pela USP. "As atividades são bem elaboradas e você faz projetos com ajuda dos professores e pesquisadores", explica. "O legal é que a gente só consegue saber o que fazer quando experimenta e a Casa da Ciência dá a oportunidade para experimentar a parte da pesquisa e da investigação logo cedo".
Casa da Ciência/Hemocentro Ribeirão Preto | ||
Estudantes participam de atividades na Casa da Ciência |
Comentários