Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Terça - 18 de Abril de 2006 às 16:21
Por: Alexandre Franco

    Imprimir


Começa nesta terça (18) e vai até sábado (22), em Rondonópolis, mais uma edição da Agrishow Cerrado, no Parque de Exposições Wilmar Peres de Faria. Além dos lançamentos tradicionais de máquinas e demonstrações de campo, milhares de participantes poderão conferir a difusão e atualização de tecnologias.

Com foco nesta finalidade, a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (SECITEC), também marca presença e exibirá nestes cinco dias de exposição diversas ações de trabalho em torno da ciência, tecnologia e inovação (CT&I) que estão fazendo a diferença para o progresso científico-tecnológico de Mato Grosso.

No estande da Secitec foi montado um mini-auditório para a realização de palestras e apresentações de multimídia sobre os cursos de capacitação e ou qualificação oferecidos, além de programas especiais para o fomento à pesquisa.

Entre as diversas demonstrações de trabalho a secretaria estará apresentando na Agrishow Cerrado resultados positivos quanto à educação profissional. No local há equipe treinada para apoio aos visitantes e farto material informativo para o esclarecimento de dúvidas e encaminhamento para futuras vagas.

CEPROTEC

A Ceprotec (Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica) estará divulgando nesta importante feira de agronegócio, o Curso Técnico em Secagem e Armazenamento de Grãos, que é oferecido pela Unidade de Rondonópolis.

Atualmente o Ceprotec conta com oito unidades em funcionamento no interior do estado para a oferta gratuita de uma gama diversificada de cursos técnicos e de formação inicial e continuada.

Além da equipe do Ceprotec escalada especialmente para este evento também participam dos trabalhos de divulgação a Coordenadoria de Popularização da Ciência da SECITEC e a Superintendência de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação.

Pela superintendência, na oportunidade, serão apresentados o Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Mato Grosso – PRODECIT e o Programa de Apoio a Pesquisa em Empresas – PAPPE.

PRODECIT

O PRODECIT é um programa instituído por meio da Lei Estadual 7.958/03, que foi criado com o objetivo de estimular o desenvolvimento científico e tecnológico do estado através de incentivos fiscais no ICMS.

Conforme explica a superintendente Janine Ulrich, no PRODECIT poderão ser empreendidos recursos para a criação ou aprimoramento de um produto ou processo em sete áreas estratégicas: Agronegócios (nos segmentos algodão, arroz, madeira, pecuária, soja, frutas tropicais, mandioca e cana-de-açucar); Biotecnologia (segmento de medicamentos); Tecnologia da Informação e Comunicação (segmentos da comunicação, software e hardware); Engenharia de Materiais (segmentos minerais, construções, novos materiais e reciclagem); Tecnologia de Alimentos (segmentos de bebidas e produtos alimentícios); Energia (segmentos elétrico e energias alternativas) e Eletro-Eletrônicos (segmentos de máquinas, equipamentos e componentes).

“Aquelas empresas que estiverem situadas nos municípios com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mais baixo ou que pesquisem produtos inéditos no estado receberão pontuação maior na hora da avaliação do projeto apresentado”, informa Janine. PAPPE

Já o PAPPE – Programa de Apoio a Pesquisa em Empresas vem sendo realizado com a co-participação de recursos federal e estadual e é uma importante iniciativa de apoio para o financiamento de pesquisas ao pequeno empresário do Estado de Mato Grosso com a abertura anual de edital via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapemat), outra autarquia vinculada a SECITEC.

De acordo com Janine, este é um programa que tem possibilitado ampliar as chances para pequenos empreendedores criarem novos indicadores tecnológicos por intermédio da inovação. Ela explica, por exemplo, que em MT, vários destes empreendimentos em setores do turismo, informática, construção civil e tecnologia de alimentos também participam como empresas incubadas.

“Durante toda a semana estaremos demonstrando as diversas frentes de trabalho desenvolvidas por meio de nossas autarquias. Por isto estamos otimistas quanto ao que temos para apresentar ao público em termos de desenvolvimento tecnológico e oportunidades de pesquisas”, concluiu Janine.





Fonte: Assessoria/Secitec-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/305647/visualizar/