Repórter News - reporternews.com.br
Carros & Motos
Terça - 22 de Janeiro de 2013 às 15:45

    Imprimir


T140 foi o modelo apresentado pela JAC Foto: Divulgação

T140 foi o modelo apresentado pela JAC (Foto: Divulgação)

 

 

A JAC Motors do Brasil, uma joint-venture entre a estatal chinesa Anhui Jianghuai Automobile e o grupo brasileiro SHC, anunciou nesta terça-feira sua entrada no mercado de caminhões leves, apostando num segmento que tem crescido com as restrições à circulação de veículos comerciais de grande porte nas principais cidades do País.

A montadora, que deve iniciar a operação de sua primeira fábrica no País no segundo semestre de 2014, espera vender nos próximos seis a oito meses um lote inicial de 500 caminhões leves de até 3,5 t, importados da parceira na China. A produção local deve ocorrer somente quando a fábrica da empresa na Bahia ficar pronta.

Segundo o presidente da JAC Motors no Brasil, Sergio Habib, a intenção do grupo é produzir na unidade baiana modelos de até 10 t, que dividirão a instalação fabril com a produção de automóveis que a marca está desenvolvendo para o mercado nacional. A capacidade de produção da unidade será de 10 mil caminhões por ano, além dos 100 mil automóveis previstos. O investimento total na empreitada é de R$ 1 bilhão.

"A JAC estava analisando o mercado brasileiro de caminhões há tempos, mas com o (novo regime automotivo) Inovar-Auto, não dá para vender caminhão no Brasil sem fabricar no País", disse Habib, acrescentando que chegou a negociar com a indiana Tata Motors uma produção local de caminhões antes do regime ser aprovado pelo governo em 2012.

O empresário afirmou que o novo regime "elevou o ticket" de entrada de novas marcas no País ao cobrar mais investimento em produção nacional, fator que pesa no caso de caminhões, pois é necessária uma rede nacional de atendimento, diferente de automóveis, onde a rede de concessionárias pode se concentrar inicialmente em algumas capitais.

O modelo apresentado pela JAC, T140, tem cabine basculante, motor Cummins diesel de 140 cavalos e três anos de garantia. O veículo disputará mercado com modelos como Hyundai HR, Kia Bongo e Iveco Daily, líderes do segmento de caminhões leves segundo a montadora chinesa. Segundo a JAC, o mercado brasileiro de veículos urbanos de carga (VUC) a ser atingido pelo T140 teve vendas de 23,5 mil unidades em 2012. A apresentação ocorreu um dia depois da também chinesa Rely anunciar sua chegada ao País via importador nacional, a Venko Motors, que distribuirá os comerciais leves da marca no Brasil.

Habib afirmou que o lote inicial do T140 foi importado antes da mudança na legislação que obriga os modelos da categoria a virem equipados com airbags a partir deste ano. Enquanto isso, a montadora trabalha para conseguir adaptar a cabine do veículo de modo que o volante fique em uma posição mais frontal em relação ao motorista.

Atualmente, o volante fica numa posição mais vertical, impedindo a instalação do equipamento, pois o acionamento nesta posição faria com que a bolsa de ar fosse inflada de baixo para cima e não em direção ao motorista, em caso de impacto. Habib não informou qual o investimento para permitir a adaptação.

Mercado
O lançamento da JAC ocorre num momento em que as montadoras nacionais se mostram mais otimistas, após as vendas de caminhões despencarem quase 20% em 2012, em meio à fraqueza da economia, restrições de financiamentos e mudanças de legislação que obrigaram a instalação de motores mais limpos, e mais caros.

A expectativa da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) é de que as vendas de caminhões no País deverão crescer entre 7% e 7,5% em 2012. Habib disse que espera uma expansão entre 7% e 10%.

Para o mercado de automóveis e comerciais leves, a previsão da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) é de crescimento de 3% em 2013, para 3,74 milhões de unidades. Já para o empresário, o segmento não vai crescer este ano, ficando estacionado em 3,635 milhões, para avançar a 3,8 milhões de unidades somente em 2014.

"Não vai crescer este ano porque, apesar da expectativa de expansão maior da economia e da base de comparação fraca com 2012, há fatores de restrição como aumento nos preços dos carros, antecipação de consumo no ano passado por causa do desconto no IPI, crédito ainda restrito e concorrência de financiamentos com o mercado imobiliário", disse Habib.

O empresário afirmou que as vendas de janeiro estão se mostrando mais fortes que o esperado para o mês tradicionalmente fraco, em parte porque os distribuidores estão vendendo estoques de veículos ainda com o desconto maior no IPI, e também porque o "início do ano passado foi muito ruim".

Segundo a Fenabrave, as vendas de automóveis e comerciais leves na primeira quinzena de janeiro cresceram 26,7% na comparação com o mesmo período de 2012. Sobre dezembro, houve queda de 16,7%.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/30597/visualizar/