Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Domingo - 16 de Abril de 2006 às 09:32

    Imprimir


O Exército romeno está mobilizado hoje em algumas localidades ribeirinhas do Danúbio, e centenas de voluntários lutam contra a cheia do rio e seus afluentes, à espera de que o nível das águas alcance seu máximo histórico. Conforme os dados do Ministério de Administração e Interior, foram evacuadas mais de 600 pessoas de 12 distritos administrativos situados ao longo dos 1.075 quilômetros do curso inferior do Danúbio, que percorre a Romênia.

Os especialistas informam que vários rios afluentes do Danúbio, como Olt, Jiu, Dambovita, Siret e Prut, superaram as marcas de inundações e começam a transbordar devido às fortes chuvas.

A Sérvia também está em alerta diante dos altos níveis das águas do Danúbio, Sava, Tamis, Tisa, Brzava e Begej, mas a situação é estável, já que o Danúbio e o Sava encheram apenas alguns centímetros desde sábado, e devem começar a descer hoje.

O Danúbio cresceu poucos centímetros desde ontem nas cidades de Smederevo, Velika Gradiska e Golubac, situadas ao leste de Belgrado, e os diques, que foram reforçados constantemente nos últimos dias, estão conseguindo impedir o transbordamento.

No nordeste da Sérvia, começaram a descer os rios Tisa, Tamis e Brzava, e ao longo do dia deve acontecer o mesmo com o Begej.

Na parte búlgara, o nível do Danúbio continua crescendo e deve alcançar seu máximo na quarta-feira, enquanto unidades do Exército, proteção civil e voluntários trabalham dia e noite para reforçar e elevar a altura dos diques nas cidades ribeirinhas, onde o rio já está transbordando.

Esta manhã, o nível das águas alcançou os 9,66 metros na cidade de Vidin, onde equipes de proteção civil e de bombeiros tentam em vão pelo segundo dia tirar a água do polígono industrial.

Na maior cidade búlgara do Danúbio, Ruse, o nível do rio subiu 14 centímetros nas últimas 24 horas, até alcançar os 8,78 metros, e as águas começaram a cobrir o porto fluvial.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/306050/visualizar/