Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 15 de Abril de 2006 às 12:25

    Imprimir


As autoridades colombianas estimam que as fortes chuvas da última quarta-feira no departamento de Valle del Cauca, no sudoeste do país, tenham deixado cerca de 50 mortos. A contagem oficial até agora é de 11 mortos --entre os quais está um jornalista e um soldado-- e 40 desaparecidos. Depois de uma avalanche que provocou o transbordamento do rio Dagua, 15 avalanches ocorreram, cinco das quais de grande magnitude.

"Encontramos onze cadáveres mas temos uma enorme preocupação pelo elevado número de desaparecidos", disse Diego Palacio, ministro de Proteção Social, dizendo que as vítimas fatais podem chegar a meia centena. O presidente colombiano, Álvaro Uribe, chegou hoje ao local da tragédia acompanhado de assessores. Depois de um reconhecimento, ele liberou recursos para atender as vítimas e ordenou a evacuação aérea de cerca de 1.200 turistas.

"Peçamos, nesta Sexta-Feira Santa, que Deus nos ajude a responder bem o Valle del Cauca, o país, todas estas famílias. Vamos fazer todos os esforços para dar a resposta que Deus quer que seja a mais eficiente possível frente a esta tragédia", afirmou Uribe. Ele anunciou que estuda a possibilidade de decretar estado de emergência na região, o que agilizaria o desembolso de recursos públicos para os 700 mais afetados.

As chuvas fizeram também grandes perdas econômicas pela paralisação do porto marítimo de Buenaventura, o principal da Colômbia. Houve ainda prejuízos ao turismo. Segundo a associação dos hotéis, de 20 mil reservas feitas para a Semana Santa, somente 1.200 turistas conseguiram chegar ao balneário, os quais esperam para ser evacuados.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/306151/visualizar/