Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 15 de Abril de 2006 às 08:55

    Imprimir


MOSCOU - O príncipe Albert II de Mônaco já está quase na metade do caminho da viagem que faz até o Pólo Norte, informou neste sábado o deputado russo Leonid Slutski, que o acompanha na expedição ártica.

"A situação não é muito favorável, pois a movimentação do gelo fez nos desviarmos quatro quilômetros da rota programada. Apesar das complexas condições do tempo, esperamos hoje completar a metade do caminho", disse Slutski em declarações por telefone à agência russa Interfax.

O deputado disse que na sexta e na quinta-feira, a expedição conseguiu avançar 18 quilômetros ao todo. Com a expedição, Alberto II pretende homenagear seu tataravô, Alberto I e chamar a atenção do mundo para as conseqüências do aquecimento global

Segundo Slutski, os expedicionários se deslocam em direção a seu objetivo em condições meteorológicas bastantes adversas: céu encoberto, ventos fortes e temperaturas de 16 graus negativos.

"Ontem, praticamente todo os membros da expedição caíram na água e tiveram que trocar de roupa. O príncipe teve sorte e evitou um mergulho de cabeça", declarou o deputado russo, que contou que o gelo apresenta várias rachaduras.

Ainda segundo Slutski, o príncipe Alberto II "está de muito bom humor, decidido a chegar ao Pólo Norte e a conseguir o que seu antepassado não conseguiu".

Além do monarca do minúsculo Estado mediterrâneo, da expedição, que deve terminar na segunda-feira, participam outras sete pessoas, entre elas uma alpinista britânica, um sueco, deputados e especialistas russos em excursões ao Ártico.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/306201/visualizar/