Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 13 de Abril de 2006 às 21:40

    Imprimir


Mais de quatro mil representantes de diretórios e centros acadêmicos de instituições de ensino de todo o país são esperados para o 11º Conselho Nacional de Entidades de Base (Coneb), promovido pela União Nacional dos Estudantes (UNE).

O evento, que começa hoje (13) e vai até o próximo dia 16 em Campinas (SP), terá participação de deputados federais, cientistas e do ministro dos Esportes, Orlando Silva.

Além das definições para o movimento estudantil, serão debatidos temas como reforma universitária, reforma política, integração da América Latina, políticas públicas para a juventude, preservação da Amazônia, democratização dos meios de comunicação e o papel dos movimentos sociais.

Segundo o presidente da UNE, Gustavo Petta, a entidade manterá sua posição sobre a reforma universitária. "A tendência é a de mantermos a posição de disputar o conteúdo da reforma e defendê-la baseada na idéia do fortalecimento da universidade publica e do maior controle do ensino privado pelo Estado para garantir a manutenção e a qualidade de ensino", disse.

Sobre a reforma política, Petta ressaltou que a entidade acredita ser essa a solução para o combate profundo da corrupção."A corrupção não pode ser combatida só com punições aos corruptos, é preciso enfrentar a raiz do problema", defendeu.

No sábado (15), os estudantes querem fazer um ato político na Universidade de Campinas (Unicamp) para lançar a campanha Nossa Educação Não Está à Venda!, contrária à entrada do capital externo na educação brasileira.

"Na nossa visão, a educação precisa ser orientada e coordenada de acordo com os interesses do país. Não podemos deixar que corporações estrangeiras influenciem inclusive nos nossos currículos e formação, porque isso é uma afronta à soberania do país", disse Petta.





Fonte: Folha do Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/306291/visualizar/