Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 13 de Abril de 2006 às 13:44
Por: CAMILA TARDIN

    Imprimir


Durante a 13ª Festa Internacional do Pantanal o público irá conferir uma diversidade de cultura, artesanato e roteiros dos quatro pólos turísticos de Mato Grosso: Amazônia, Cerrado, Pantanal e Araguaia. O evento será aberto ao público dia 27 de abril, às 17h, no Centro de Eventos do Pantanal em Cuiabá.

Produtos característicos da região do cerrado mato-grossense serão expostos por 29 municípios. Pela primeira vez cidades que fazem parte da micro-bacia do Cabaçal participarão do evento com um estande coletivo. Eles fazem parte do roteiro turístico Vale do Cabaçal, criado este ano.

De acordo com a gerente de turismo do município de Curvelândia (311 km de Cuiabá), Fabiana de Souza Bezerra, o roteiro Vale do Cabaçal é situado em uma área de transição entre o Cerrado e o Pantanal. “Na festa vamos expor imagens dos atrativos turísticos dessa região de transição”, afirma a gerente. Serão apresentados artesanatos utilizados de forma sustentável, como por exemplo, a madeira reaproveitada para a fabricação de móveis. Para a decoração do estande serão utilizados produtos típicos da região como a cana-de-açúcar e o taquaral (planta utilizada para fazer cestos e esteiras).

A região que abrange a micro-bacia do Cabaçal também é rica na produção de arranjos florais feitos com aproveitamento de raízes e ornamentos fabricados com “inhanduti” , uma malha semelhante a uma rede de pesca.

No município de Glória D’ Oeste (312 km de Cuiabá) apesar da pouca exploração turística da região, segundo o vice-prefeito, Valdomiro Silva Barros, hoje existe um grande interesse em participação na Festa Internacional do Pantanal. “Acredito que, com divulgação da cidade durante o evento, haverá um crescimento pela procura dos passeios turísticos e da cultura local”, salienta Barros.

Esculturas feitas com cerâmica, cestas e artesanato com sementes serão alguns dos produtos expostos pelo município de Chapada dos Guimarães. No espaço dedicado à Associação de Artesanato, o público poderá comprar trabalhos feitos por mais de quinze artesãos do município. O artista plástico, Miguel Penha, vai expor quadros espelhados na cidade. Para o representante do pólo Cerrado e secretário de Turismo, Cultura e Meio Ambiente, Daniel Pellegrim Sanchez, a Festa Internacional do Pantanal é uma oportunidade para os municípios mostrarem o que têm de melhor. “Temos conseguido bons resultados com as exposições de produtos durante o evento”, afirma Sanchez.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/306367/visualizar/