Curso só deve ser implantado na cidade no ano que vem, mas autoridades já buscam parcerias para formar profissionais de excelência
Alunos de medicina poderão ter alunas práticas no Hospital Regional
O deputado federal Wellington Fagundes (PR) se reuniu em São Paulo com a direção da Fundação São Camilo, que administra o Hospital Regional de Rondonópolis, para propor uma parceria entre a Fundação e o campus Rondonópolis da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A intenção é permitir que os alunos possam realizar aulas práticas e acompanhar procedimentos clínicos na unidade.
“Estamos no processo de implantação do curso de medicina no campus da Universidade Federal, os recursos já foram alocados e agora queremos transformar o Hospital Regional em hospital escola, precisamos formar profissionais sérios e capacitados”, explicou Fagundes.
Outro ponto importante no projeto encabeçado pelo parlamentar é quanto a necessidade de se incentivar o trabalho de médicos no interior do Estado. “Há uma grande dificuldade em levar médicos para trabalhar no interior, mas quando eles se formam na sua cidade e convivem com a população local, há maiores chances de continuarem a trabalhar na região”, completou.
Para o diretor geral da Fundação São Camilo, Domingos Savi, desde que o projeto beneficie Rondonópolis e o Estado de uma maneira geral, a instituição tem todo interesse em firma a parceria.
Hoje a Fundação administra 54 hospitais em 14 estados do país, em Mato Grosso é responsável pelas unidades de Rondonópolis, Nova Mutum e Campo Verde.
Curso de Medicina
O Ministério da Educação confirmou a implantação do curso na Universidade Federal de Rondonópolis. A expectativa é que as aulas tenham início em 2014. Com o apoio de parlamentares a Universidade também conta com recursos para a construção de laboratórios e salas de aulas.
Comentários