Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 12 de Abril de 2006 às 23:40

    Imprimir


O Brasil está buscando laços de tecnologia avançada com o Japão, incluindo a construção de instalações para microchips no país, em troca da possível adoção do padrão japonês de TV digital, disse nesta quarta-feira o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.

Amorim está em Tóquio nesta semana com os ministros das Comunicações, Hélio Costa, e do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, para discutir a questão com o primeiro-ministro japonês, Junichiro Koizumi, e outros políticos do país. Fontes no governo brasileiro afirmaram no mês passado que os ministros tinham escolhido o padrão japonês e que estão esperando a aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

No entanto, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, disse que nenhuma decisão tinha sido tomada pelo governo. O Brasil está escolhendo entre os modelos japonês, europeu e norte-americano. Amorim afirmou haver importantes condições para adotar qualquer padrão de TV digital.

A primeira é que o sistema seja aberto, de forma que ele possa incorporar inovações brasileiras. A segunda é que o Brasil tenha participação na administração do sistema. "Nós também estamos buscando algumas compensações em termos de produção industrial e transferência de tecnologia, e a mais importante delas é relacionada à questão de criar instalações de semicondutores no Brasil", disse Amorim a jornalistas.

As fontes brasileiras afirmam que o anúncio da vitória japonesa provavelmente coincidiria com uma decisão similar da Argentina. Se outros países latino-americanos seguirem a decisão, o Brasil pode em breve exportar equipamentos de TV digital para a região. Para o Japão, as fabricantes de equipamentos de televisão como Sony, Matsushita e Toshiba devem se beneficiar caso o padrão seja adotado no Brasil.

Quando perguntado sobre se os sistemas norte-americano e europeu tinham chance de serem adotados no Brasil, Amorim escondeu o jogo. "Não concluímos o acordo ainda. Então, depende", disse. "Nós temos de escolher uma noiva. Existem três noivas. Todas elas são muito bonitas. Uma pode ser levemente mais bonita que as outras. Mas as outras duas também são bonitas. Então, estamos buscando a que tenha o melhor dote."

A poderosa mídia brasileira tem defendido a adoção do padrão japonês, que dá às emissoras novos canais. Alguns especialistas setoriais no Brasil afirmam que o padrão europeu pode ser mais barato e melhor para o país, mas o governo corre riscos ao irritar os veículos de comunicação em um ano de eleições presidenciais.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/306471/visualizar/