Astronauta russo quer bater bola de golfe em órbita
Por conta da microgravidade, a tacada de Vinogradov fará com que os lançamentos dos golfistas profissionais pareçam medíocres. A bola, dotada de um rastreador, deverá ficar em órbita por vários anos.
A tacada da Estação Espacial - que viaja a 27.353 km/h, a uma altitude de 402 km - é um golpe publicitário da Element 21 Golf Co., uma fabricante de tacos canadense.
Representantes da Nasa reuniram-se nesta terça-feira para avaliar questões de segurança em torno da proeza, que já foi aprovada pela agência espacial russa. A decisão da Nasa ainda não foi tomada.
Os especialistas da Nasa querem se certificar de que não há chance de uma tacada ruim jogar a bola de encontro à ISS, ou de que o impulso do golpe faça o astronauta acertar a estação com seu taco ferro seis. Vinogradov já treinou dar uma tacada vestindo traje espacial numa piscina e num avião que simula a falta de gravidade.
A companhia canadense pagou à agência espacial russa uma soma não revelada pela publicidade. A empresa diz que, além de divulgar sua nova linha de tacos, pretende também celebrar os 35 anos das tacadas dadas pelo astronauta americano Alan Shepard, na Lua, durante a missão Apollo 14.
Comentários