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Terça - 11 de Abril de 2006 às 15:25

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Em entrevista coletiva realizada na noite desta segunda-feira (10.04), no hotel Odara, em Cuiabá, a direção da Federação Mato-grossense de Automobilismo (Femtau) se posicionou quanto ao acidente fatal que tirou a vida de Marcos Fagner Pienaro, na tarde do último sábado, nas proximidades da pista onde aconteceu o festival de arrancadas.

O presidente da Femtau, Zilmar Sirtoli atendeu a imprensa e procurou esclarecer sobre a questão da organização do festival. “Lamentamos muito o que ocorreu, mas estamos buscando a compreensão para o fato de que foi um acidente. Os promotores do evento tomaram todas as providências de segurança, com aval do Corpo de Bombeiros e da Femtau. Todos os requisitos foram atendidos. Na pista tudo correu bem. No entanto, o acidente aconteceu em uma área afastada do local de provas”, explicou Zilmar.

Sobre os responsáveis, ele explicou que “quando um piloto se inscreve para uma competição, assina um termo onde aceita ser o responsável, no caso de um acidente. E isso é uma regra da Confederação Brasileira de Automobilismo. Além disso, o acidente aconteceu fora da área coberta pela supervisão, o que isenta os promotores”, afirmou Zilmar, para quem, o fato vai resultar em ampliação das medidas de segurança.

Indagado sobre por que o evento não foi realizado na pista de Santo Antônio do Leverger, onde existe uma pista apropriada, Zilmar esclareceu que “por se tratar de um evento comemorativo ao aniversário de Cuiabá, os organizadores optaram por realizar a prova na própria capital, já que a pista oficial fica no município de Santo Antônio do Leverger. E um deputado também fez a solicitação”.

O presidente da Femtau prestou esclarecimentos citando a seção I, artigo 15, do capítulo IV do Código Desportivo do Automobilismo, no que diz respeito às leis e regulamentos: ‘uma competição poderá ser organizada sobre estradas, sobre pistas ou sobre ambas. Nenhuma permissão será concedida pela CBA sem que o organizador obtenha, se necessário, a aprovação da autoridade administrativa e a polícia local’. No parágrafo primeiro, reza: ‘as competições organizadas sobre estrada aberta ao tráfego devem se desenvolver conforme o código de trânsito brasileiro, artigo 67, da lei nº 9503 de 23/09/1997 e as regras em vigor no local da prova. As infrações ao código de trânsito brasileiros ou às regras locais serão penalizadas pelas autoridades competentes’.

MAIS SEGURANÇA - “Vamos procurar trabalhar para que mesmo o público fora do circuito, também receba proteção”, disse o dirigente, anunciando, durante a entrevista que a Femtau vai acelerar seu plano de construção de um autódromo na Capital. “Já temos um projeto e uma área para a obra. Resta conseguir apoio das autoridades, empresas e da sociedade para que possamos realizar esse sonho e, desta forma, oferecer o máximo de segurança para pilotos e público”, disse ele, revelando que já se encontra, no escritório da empresa de Nélson Piquet, uma proposta de parceria. Segundo Zilmar, a proposta conta com a simpatia de Piquet.





Fonte: 24HorasNews

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