Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 11 de Abril de 2006 às 10:50

    Imprimir


A Prefeitura Municipal de Nova Mutum começou entregar ontem, nas residencias e estabelecimentos comerciais, os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU. Os carnês de imóveis sem construção deverão ser retirados diretamente na Prefeitura. O valor lançado através do imposto é de 1,2 milhão reais.

Os contribuintes terão um prazo maior para pagar o IPTU este ano. Ao invés de 03 parcelas, a exemplo do que ocorreu no ano passado, desta vez poderão pagar em 05 parcelas. Quem optar pelo pagamento à vista, que deverá ser feito até o dia 10 de maio, terá desconto de 12%. Na referida data deve acontecer também o pagamento da primeira parcela para quem optou pelo parcelamento.

De acordo com o secretário municipal de Economia e Planejamento, Aurismar Zonatto, não será dada premiação em forma de incentivo este ano. Segundo ele, não é uma forma justa para beneficiar a comunidade. “A premiação atende só alguns contribuintes, ou seja, os sorteados. Preferimos então ampliar o número de parcelas e possibilitar que todos se beneficiem com um prazo maior para pagar o imposto em dia”, explicou.

O imposto este ano vai ser mais caro para alguns contribuintes. No mês passado fiscais da Prefeitura fizeram um levantamento do tamanho das construções residenciais e comerciais da cidade. Quem fez ampliações vai sentir a diferença. O IPTU tem como base para cobrança o valor venal do imóvel e quanto maior for a construção, maior será o seu valor venal e consequentemente o imposto.

Como pagar menos IPTU Quando um contribuinte adquire um terreno em Nova Mutum, a idéia é de que ele construa neste espaço. Caso isso não aconteça com o passar dos anos o IPTU torna-se progressivo. No primeiro ano a alíquota sobre o valor venal do imóvel é de 3%, no segundo 6%, no terceiro 7% e no quarto ano 8%. Caso ele construa uma casa ou empresa no imóvel, essa alíquota vai cair para 1,5%. Se a rua desse mesmo contribuinte for asfaltada e ele construir o passeio público, ele vai pagar ainda menos IPTU, pois a alíquota vai cair para apenas 0.45%.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/306794/visualizar/