Se você está planejando ir para a cama mais cedo hoje para aproveitar melhor a semana, os pesquisadores da Universidade de Berkeley, na Califórnia, têm mais um bom motivo para você ter uma boa noite de sono: ele pode salvar o seu casamento.
A explicação é confusa, mas os cientistas acreditam que as merecidas horas de descanso são capazes de nos deixar menos egoístas e, assim, mais propensos a ajudar e encorajar o parceiro. Já a privação de sono seria responsável por fazer com que os casais se desentendessem.
Para chegar a essas conclusões, os pesquisadores estudaram o comportamento de 60 casais com idade entre 18 e 56 anos. Os participantes foram requisitados a manter um diário com anotações a respeito de suas horas de sono e a apreciação que sentiam pelo parceiro. Os casais também receberam algumas tarefas que deviam resolver juntos para que seu comportamento pudesse ser analisado.
Crédito: Thinkstock
De acordo com a notícia do jornal The Daily Mail, os cientistas apontaram que aqueles que dormiram melhor se saíram bem nas tarefas e encorajaram um ao outro. Além disso, seus diários mostravam mais ocorrências de apreciação e gratidão com o cônjuge.
“Um sono pobre pode nos deixar mais egoístas por priorizarmos nossas necessidades sobre as do parceiro. Lembre-se de agradecer quando o seu cônjuge fizer algo legal. Faça com que ele saiba que você o admira”, explica Amie Gordon, psicóloga da Universidade de Berkeley.
Apesar de haverem diversos estudos acerca da influência do sono nas nossas vidas, não existe nada que relacione o período de descanso aos relacionamentos. Os pesquisadores apresentaram suas descobertas na semana passada no encontro anual da Society for Personality and Social Psychologists em Nova Orleans, nos Estados Unidos.
Comentários